Na tarde do dia 26/02/2023, por volta de 17h em patrulhamento de rotina pela rua 07, no centro da cidade de Talismã-TO, a guarnição policial avistou uma motocicleta em atitude suspeita e quando a viatura indicou para realizar a abordagem policial por meio de sinais sonoros e luminosos, a motocicleta evadiu-se em alta velocidade pelas ruas da cidade.
Inicialmente nada de ilícito foi encontrado, mas ao fazer as verificações documentais (pessoal e veicular), constatou-se que o condutor da motocicleta era um adolescente de 17 anos e que a moto estava com todos os sinais identificadores do veículo suprimidos. Ao ser indagado sobre a origem do veículo, o adolescente falou que comprou de um indivíduo em Alvorada-TO na semana passada por R$ 2.200,00.
Fato que comumente feito para esconder a verdadeira procedência do veículo e passar a falsa informação que são oriundos de leilão, o qual também não é permitida a circulação. Mas muita destas adulterações na verdade busca esconder veículos que são produto de furto ou roubo, o que neste caso vai ser investigado a verdadeira origem do veículo. O veículo foi apreendido e conduzindo para Delegacia de Alvorada-TO, juntamente com o adolescente, onde foi confeccionado um Boletim de Ocorrência para apurar a procedência da motocicleta. Foi informado o nome do vendedor para que seja investigado.
A Polícia Militar orienta que há quadrilhas que furtam/roubam veículos e adulteram os sinais identificadores para que as motocicletas passem por veículos de leilão, que também não são permitidos a circulação, são apenas para comercialização das peças.
Assim, as pessoas que comprarem veículos de origem duvidosas podem assumir o risco de responder pelo crime de receptação. Não compre motocicleta sem consultar a origem ou de leilão. Evite transtornos.