A prefeita de São Miguel Araguaia, Azaíde Donizetti Borges Martins, recepcionou na manhã deste sábado, (06), no distrito/porto de Luiz Alves, diversas lideranças políticas, empresários e autoridades para acompanhar o início da obra de construção da ponte sobre o Rio Araguaia, na BR-080.
A futura ponte que ligará os estados de Goiás e Mato Grosso tem os serviços realizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e representa mais uma etapa para a implantação do corredor rodoviário da BR-242/080/MT/GO.
A Ordem de Serviços (OS) para início da obra foi assinada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em julho de 2020. O valor total do empreendimento estava orçado em R$ 160 milhões.
Ainda de acordo com as últimas informações divulgadas pelo Dnit, a construção da ponte sobre o rio Araguaia e o encabeçamento da estrutura terão quatro quilômetros de extensão. O projeto não vai interferir no ciclo das cheias e terá altura de 20 metros para respeitar o tráfego de embarcações.
A prefeita Azaíde destacou que a ponte possibilita a integração de um importante corredor de escoamento de grãos produzidos na região e que a ligação rodoviária entre os dois estados facilitará o acesso dos produtores à Ferrovia Norte-Sul (FNS), principal via de escoamento do Centro-Oeste para os terminais portuários do país.
A bancada federal de Goiás foi representada pelo deputado José Nelto, a estadual pelo deputado Hélio de Souza e também contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias de Goiás (FIEG), o ex-deputado Sandro Mabel, que acompanha o projeto desde início. Em 2010, enquanto deputado federal, Sandro Mabel participou em comitiva da audiência pública dessa ponte, realizada também em Luiz Alves.
A iniciativa também foi acompanhada pelo prefeito de Novo Planalto, Eudes Araújo, prefeito de Bonopólis, Deocleciano Lira e a prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares e vereadores desses municípios.