Pais de alunos da zona rural de Porangatu, na região do assentamento Pioneira, estão indignados com o período e o tempo em que as crianças com idades acima de 04 anos, precisam acordar na madrugada para ir a escolas, por volta de 04h, e só retornam a noite, por volta de 20 horas.
Os pais relatam que apenas um ônibus faz a rota em um percurso muito extenso. Além do sono, as crianças enfrentam o frio, a fome e o cansaço em alguns casos, as más condições das estradas, prejudicando o aprendizado dos mesmos.
Desde a última terça-feira (17), eles não deixam os alunos ir a escola em forma de protesto e também procuraram o Ministério Público para rever esses horários do transporte escolar.
Do primeiro ponto até a escola são 70 quilômetros percorridos pelo ônibus. Os pais pedem que seja repensada a rota ou que as aulas sejam no período da tarde.
A Prefeitura de Porangatu informou que está tentando renegociar com a empresa contratada para reduzir o tempo de percurso das crianças e que os serviços executados foram planejados junto com os pais dos estudantes. Também destacou que a Secretaria de Educação fará adequações para que os alunos desenvolvam seus estudos da melhor maneira possível. Também foi informado que o secretário de Educação, João Mário, irá ao local para se reunir com os pais.