José Nelto questiona vinda de Maduro ao Brasil

252

O vice-líder do PP na Câmara, José Nelto (PP-GO), questionou a Aeronáutica sobre a vinda Nicolás Maduro ao Brasil.

As aeronaves do presidente da Venezuela teriam burlado o protocolo de rastreamento usado no Brasil. O caso foi revelado pelo colunista do Metrópoles, Rodrigo Rangel.

O requerimento pede explicações sobre a ausência de identificação das aeronaves usadas por Maduro. Pelo menos dois dos três aviões, inclusive o que transportava o presidente venezuelano, sofrem sanções do governo dos Estados Unidos.

“A FAB deve implementar e fiscalizar o cumprimento das leis nacionais, bem como os regulamentos e normas de interesse aeronáutico, para garantir a segurança da aviação em espaço nacional”, diz o documento.

O deputado ressalta ainda a preocupação com a segurança das pessoas em terra, além da desrespeito às normas para a aterrissagem no Brasil. “Sem o rastreamento das aeronaves, a FAB não teria informações suficientes a eventual necessidade de alteração de rota e outras medidas”.

Jornalistas são agredidos durante entrevista a Nicolás Maduro:

Jornalistas foram agredidos na noite desta terça-feira (30) no Palácio do Itamaraty por seguranças do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e por agentes a serviço do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência brasileira.

A agressão ocorreu após o término da reunião de presidentes da América do Sul, na sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

A confusão começou durante uma entrevista de Nicolás Maduro. Os seguranças tentavam impedir a aproximação de profissionais da imprensa. No empurra-empurra, um segurança a serviço do GSI deu um soco no peito da repórter Delis Ortiz. Outros jornalistas também foram agredidos. No tumulto, não foi possível registrar imagens do momento da agressão. Delis Ortiz foi levada para uma sala do Itamaraty, onde recebeu atendimento médico, e está bem.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores lamentou a agressão a profissionais de imprensa e afirmou que tomará providências para apurar responsabilidades.

A Secretaria de Imprensa da Presidência da República divulgou nota em que se solidariza com a jornalista Delis Ortiz e repudia toda e qualquer agressão contra jornalistas. A nota afirma que todas as medidas possíveis serão tomadas para que esse episódio jamais se repita.

A Globo repudia o ato de violência contra os jornalistas, se solidariza e aguarda as providências a serem tomadas para a punição dos responsáveis.

Fonte: Metrópoles e G1

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui