Mineradora encerrará contrato com cooperativa de Barro Alto

552

A Economia do município de Barro Alto tem sido alvo de preocupação depois de a mineradora Anglo American declarou que vai encerrar o seu contrato com a Cooperativa de Transporte de Barro Alto (CTBA) em 31 de agosto.

De acordo com a prefeitura, o contrato era de longa data e um dos principais motores da economia municipal, uma vez que a cooperativa é formada pela comunidade e, muitas das vezes, o cooperado é o próprio motorista.

Por nota, a empresa Anglo American agradeceu a CTBA pela parceria de cerca de 20 anos, mas informou que iniciará uma nova parceria em setembro. Confira na íntegra:

“A Anglo American informa que após a realização do processo de concorrência para a prestação de serviços de transportes de carga em sua operação de Níquel, localizada em Barro Alto e Niquelândia (GO), iniciará parceria com uma nova empresa, a D’Granel. A concorrência observou e respeitou todos os valores da Anglo American, e prezou pela integridade, cuidado e respeito com todas as empresas envolvidas e partes interessadas.

No decorrer do processo, foi utilizada a matriz de Suprimentos da Anglo American, que engloba uma avaliação técnica, comercial e de segurança, seguindo as melhores práticas de transparência e governança da empresa. A Anglo American reforça, nesta nova parceria com a D’Granel, o compromisso com o desenvolvimento da economia local e a priorização da mão de obra das comunidades em que atua.

Nessa linha, a D’Granel está construindo uma garagem em Barro Alto, com estrutura de escritório e manutenção dos equipamentos; priorizando a mão de obra local, com a contratação de motoristas residentes nas comunidades de Barro Alto e Niquelândia, possibilitando a inclusão de equipamentos próprios ou facilitando a troca, quando aplicável; organizando-se para capacitar a mão de obra local sem experiência, se necessário, para garantir a contratação no território.

O contrato com a CTBA, fornecedora atual, se encerra em 31 de agosto de 2023. A Anglo American reconhece e agradece a CTBA por cerca de 20 anos de parceria e deseja sucesso nos desafios futuros.”

Segundo nota da prefeitura, “É incontroverso que tal atitude traz enormes prejuízos à comunidade local e à própria economia da cidade e de toda a região. A atitude da Anglo American contraria todo o interesse público e demonstra que a empresa não tem compromisso com Barro Alto e com os barroaltenses, visando claramente apenas o lucro, certo de que, não pensa no município, no pós-minério e que a retirada deste contrato, irá atingir diretamente e indiretamente inúmeras pessoas.”

O prefeito do município, Álvaro Machado, em vídeo nas redes sociais, disse que espera que a empresa reveja o não fornecimento de serviços à CTBA. “A sociedade está contrária a decisão da empresa e solicitou uma posição, por meio de abaixo-assinado, em 24 horas para uma posição à sociedade. Esperamos que os diretores sejam sensíveis à relação que a empresa deve ter com o município.”

Também por nota, a Federação das Associações Comerciais e Indústrias do Estado de Goiás (Facieg), provocada pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Barro Alto (Aciaba), lamentou a interrupção do contrato com a CTB. A Facieg aponta o risco de desemprego e instabilidade social. “Tal decisão ultrapassa mera relação comercial, vez que impacta severamente a economia local, desarticulando toda uma rede de prestadores de serviços que direta ou indiretamente se mantém exclusivamente por conta do referido instrumento contratual, causando assim desemprego, instabilidade social e econômica.”

Ainda não se tem conhecimento do valor do contrato entre a mineradora e a Cooperativa, e nem sobre quanto esse acordo movimenta no município.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui