No exercício de suas funções no cumprimento da ordem e da garantia da segurança púbica a sociedade, um policial militar teve sua orelha mutilada durante o atendimento a uma ocorrência solicitada via Copom, na rua 03, Setor Oeste, em São Miguel do Araguaia no final da manhã desta sexta-feira (19).
No local, a equipe foi informada por populares que um homem com aparente surto psicótico estava agredindo fisicamente um outro homem em um bar. O agressor foi localizado e identificado como Moabe Carneiro dos Santos Oliveira.
Ele tinha em sua posse um frasco de pinga e poderia estar sob efeito de álcool e/ou drogas.
Ao ser abordado e comunicado diversas vezes pelo comandante da equipe para que colocasse as mãos na cabeça para ser submetido à busca pessoal, as determinações legais foram desobedecidas.
De imediato, foi acionado apoio da equipe composta pelo 1° Tenente Jesismar e Soldado Ramirez Malta, que compareceu ao local. Novamente, foi verbalizado com Moabe, para ser submetido a busca pessoal que, de forma relutante, com aparente agravamento psicótico não acatou as determinações.
Em seguida, Moabe partiu para cima do sargento Sérgio Junior, com pontapés, socos e empurrões. Ambos entraram em luta corporal e Moabe tentou tomar a arma do coldre, afirmando que daria um tiro no militar. O referido coldre foi quebrado, mas o policial ainda caído ao chão, conseguiu segurar com as duas mãos sua pistola.
Nesse momento, Moabe desferiu uma mordida na orelha do sargento Sérgio Junior, a qual gerou mutilação na orelha direita. O agressor levantou-se tentando novamente, tomar a arma do policial reafirmando que o mataria.
Diante da injusta agressão, foi efetuado dois disparos com sua arma de fogo PT em direção aos membros inferiores de Moabe. Porém, os disparos não foram suficientes para cessar o homem em surto que novamente partiu em direção militar que estava caído ao chão.
As equipes de apoio constantemente verbalizavam com Moabe para deitar-se ao chão, colocar as mãos na cabeça, todavia o homem transtornado e relutante, não acatava as determinações legais, ocasionando iminente perigo de vida para o sargento Sérgio Junior e o restante das guarnições.
Desse modo, foi necessário efetuar mais alguns disparos, novamente, em direção aos membros inferiores, desta vez pelo Soldado Ramirez Malta. Após o controle do agressor, de imediato foi acionado o Corpo de Bombeiros que compareceu ao local e prestou os primeiros socorros aos feridos, os encaminhado a unidade hospitalar.