
Se do ponto de vista político, a classe política de Porangatu, ainda, não soube liderar a nossa mesorregião, o mesmo não se pode falar da iniciativa privada, tanto pelas empresas, quanto pelos empreendedores.
Porangatu tem as mais sólidas empresas da nossa mesorregião e o seus empresários construíram as mais sólidas instituições de representação empresarial do norte, como o Sindicato Rural, a cooperativa de mel, a cooperativa de leite, bem como a grande Associação Comercial, Industrial e Agropecuária, nossa querida ACIAP.
A representatividade e organização dessas entidades, constituem em alavancas para o desenvolvimento desse município e da nossa região. Mais uma vez devemos isso a homens públicos da melhor qualidade, como Ângelo Rosa, João Gonçalves do Reis, Júlio Sérgio de Melo, Eronildo Valadares, Paulo Van Der Lan, Márcio Luís, Fernando Pessoa e a atual presidente Raylane Guimarães, dentre outras pessoas que construíram essas sólidas instituições.
Por tudo o que representam para o município de Porangatu e para o norte do Estado de Goiás, as instituições acima citadas são referências para as suas congêneres e para toda a nossa mesorregião.
A união dessas entidades com o Poder Público construíram a mais sólida economia do norte, independente das ancoras da mineração, que como bem disse o grande empreendedor Manuel Português, acabou sendo uma dádiva para o seu desenvolvimento.
Nesses 73 anos de emancipação política de Porangatu, que todas as instituições de classe da região e a classe política regional se espelhem nos exemplos reiterados de compromissos com o desenvolvimento dados pela ACIAP e pelo Sindicato Rural de Porangatu e, aplicando os conhecimentos do LÍDER, possamos construir um NORTE para o nosso desenvolvimento integrado e integral.
PORANGATU 73 ANOS
Descoberto festeja neste ano de 2021, 73 anos de emancipação política, sustentada por homens e mulheres do passado (Trajano Machado Gontijo Filho, João Gonçalves dos Reis, Dinuamérico Silvino de Oliveira, Rivadávia Vitoriano de Barros Garção, Ana Braga Machado Gontijo, dentre outros e outras) e do presente (Júlio Sérgio de Mello, Eronildo Valadares, José Osvaldo, Pedro Fernandes e Vanuza Valadares).

Isso para citar apenas as lideranças políticas, pois Porangatu é detentor de uma plêiade de homens e mulheres formados na liderança empresarial, representados nos ex e atuais presidentes da ACIAP e do Sindicato Rural, duas entidades de referencia no Estado de Goiás.
Todo esse conjunto de homens, mulheres e instituições, construíram as margens do Rio do Ouro, uma das mais vitoriosas sociedades da nossa mesorregião. Por acidente geográfico, Porangatu e Uruaçu são as capitais do norte de Goiás.
Faltaram até aqui as suas lideranças reconhecerem o papel de liderança política de seus municípios e a exercerem em sua plenitude.
Parabéns ACIAP! Parabéns Sindicato Rural de Porangatu! Parabéns grande Porangatu!
Que o espirito de Amaro Leite, guie vocês e nós outros para os caminhos que o Plano e Desenvolvimento do Norte, delineado pelo LÍDER, nos determina.