O 4º Encontro da União dos Vereadores de Goiás (UVG), reuniu representantes de diferentes regiões do estado, com o objetivo de promover capacitação, qualificação e troca de experiências entre os parlamentares municipais nos dias 21 e 22 de maio na Assembleia Legislativa de Goiás.
Ao final do evento, o sentimento de gratidão e de dever cumprido tomou conta da organização e dos participantes. Realizado no Auditório Carlos Vieira, o encontro foi aberto pelo presidente da UVG, vereador Francisco Carlos de Carvalho, conhecido como Chiquinho. Em seu discurso, ele destacou o caráter apartidário do evento e sua importância para o fortalecimento do Legislativo municipal.
“Estamos aqui para realizar debates que certamente vão capacitar todos, para que possam entregar o que há de melhor à população de seus municípios. Esse não é um encontro de partido ou ideologia, e sim de vereadores, representantes do povo”, afirmou Francisco.

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Joaquim de Castro, também participou da abertura e reforçou o compromisso da corte com a qualificação dos legisladores. “Essa reunião mostra a força do Legislativo municipal. O tribunal está à disposição de todos vocês. Aproveitem essa oportunidade para tirar dúvidas e enriquecer seus mandatos”, pontuou.
Na sequência, deputados estaduais presentes no encontro dirigiram-se ao plenário repleto de vereadores. O deputado Julio Pina (Solidariedade), padrinho da UVG, ressaltou a importância da parceria entre os parlamentares estaduais e municipais.
Pina destacou os avanços conquistados por meio da união, como a implantação de um escritório e uma casa de apoio em Uruaçu, e anunciou planos para ampliar essa estrutura em Goiânia. “Com nossas 50 câmaras filiadas e outras 40 em processo de filiação, conseguiremos muito mais”, garantiu.
Palestras
Encerradas as falas, a UVG prestou homenagens aos parlamentares estaduais e deu início a uma série de palestras voltadas à qualificação dos vereadores. As atividades visam a compartilhar práticas que contribuam para a melhoria da gestão pública e o avanço de pautas prioritárias nos municípios goianos. O evento se estenderá até amanhã, 22.

Hoje, os vereadores tiveram acesso às seguintes instruções: "Palestra motivacional", ministrada por Nárcia Kelly; "Quem comunica, conquista: o mandato como ferramenta de influência", ministrada por Gilson Fernandes; "Primeira infância", ministrada por Daniel Goulart; "Autismo", ministrada pelo vereador Reamilton; e, por fim, "A causa animal", ministrada pela vereadora Seliane.
Já no encontro da quinta-feira (22), a programação de palestras é a seguinte: "Inteligência Artificial", ministrada por José Ferraz (8h30); "Atribuição típica de legislar e regimento interno", ministrada por Silvia Thaine (9h20); "Procuradora da mulher", ministrada pela deputada Dra. Zeli (10h); "Combate à corrupção e denúncias", ministrada pelo delegado Cleybio Januário (10h30); "Importância da digitalização da câmara", ministrada pelo vereador Gabriel (11h10).
Agência Assembleia de Notícias




















