Em uma cerimônia marcada por emoção, reconhecimento e espírito de camaradagem, a ASSEGO (Associação dos Subtenentes e Sargentos do Estado de Goiás), em parceria com diversas entidades representativas da classe militar, realizou nesta quinta-feira (22), uma grande comemoração em homenagem ao Dia do Veterano.
O evento contou com a participação especial da AMIGO – Associação dos Militares Inativos de Goiás, que celebrou seus 53 anos de fundação. O encontro reuniu veteranos das forças de segurança pública, familiares, autoridades civis e militares, em um tributo solene àqueles que dedicaram grande parte de suas vidas à defesa da sociedade goiana.
O presidente da ASSEGO, subtenente Sérgio, destacou a importância de valorizar os veteranos não apenas por suas contribuições passadas, mas também por sua influência contínua nas novas gerações de militares. “Este evento é uma forma de reconhecer o legado de bravura e compromisso com a segurança pública deixado por esses homens e mulheres. Eles abriram caminhos e merecem nosso respeito eterno”, afirmou.

O comandante Emerson, Chefe do Estado Maior, destacou a importância da valorização dos veteranos e da confraternização na Assego como forma de reforçar que a associação também pertence a eles. “O Dia do Veterano é mais do que uma data comemorativa — é um momento de honra e gratidão àqueles que dedicaram sua vida ao serviço público com coragem e lealdade. Celebrar essa trajetória é preservar a memória e os valores que sustentam nossa corporação."
Já o presidente da AMIGO, Roberto Fernandes, relembrou a trajetória da associação que, ao longo de mais de meio século, tem sido pilar de apoio e representação para os militares inativos. “A AMIGO nasceu do espírito de união e continua viva graças ao engajamento dos nossos associados. Celebrar 53 anos neste evento é um privilégio”, destacou.
União entre gerações
A cerimônia também foi um momento de reencontro entre colegas de farda e de fortalecimento do vínculo entre gerações. Jovens cadetes e militares da ativa participaram das homenagens, reforçando o elo entre passado, presente e futuro das corporações. Durante o evento, foi reforçada a necessidade de políticas públicas voltadas ao bem-estar dos veteranos, incluindo saúde, assistência social e valorização da memória institucional.
A celebração foi marcada com um almoço de confraternização, onde os convidados puderam compartilhar histórias, reencontrar antigos companheiros e renovar os laços de amizade que unem a família militar goiana.
















