Governo Federal reconhece Situação de Emergência Climática em Porangatu

492
Prefeita fala sobre trabalho para instalação da Defesa Civil e trabalho realizado pela comissão

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil por meio da Portaria Nº 485, de 07 de fevereiro de 2024 reconheceu situação de emergência em municípios do Estado de Goiás/GO em decorrência da estiagem.

Entres os 25 municípios afetados está Porangatu, no extremo norte de Goiás. A prefeita da cidade, Vanuza Valadares, informou que a Comissão der Defesa Civil foi instituída justamente porque Porangatu passava por uma série de transtornos causados por um longo período de estiagem nos meses de setembro a dezembro que afetou muito a produção local e da região.

“Essa comissão foi buscar toda as informações para que as autoridades, estadual e também nacional, reconhecesse essa situação de emergência. A partir desse documento nós instituímos o Decreto de Calamidade de Emergência em Situação da Estiagem. Tudo o que foi produzido pela comissão foi enviado a essas autoridades e Porangatu foi reconhecida por passar por esse transtorno”, explicou Vanuza.

Com isso, o setor produtivo que busca financiamento junto as instituições financeiras dando condições para que o produtor possa renegociar suas dívidas porque esteve dentro dessa situação emergencial.

Vanuza agradeceu ao comandante do 11º Batalhão do Bombeiro Militar (BBM) de Porangatu, major Leonardo e integrantes da comissão destacando que assim o município avança ainda mais mostrando que Porangatu passou por esse transtorno da estiagem e agora passa por outros transtornos climáticos como das intensas chuvas com pontes caindo, estradas que precisam ser reformadas, serem melhoradas.

“Essa Defesa civil abre um leque muito grande para que Porangatu possa receber recursos do Governo Federal para sanar esses transtornos decorrentes dos fenômenos naturais. Vamos continuar avançando e buscando meios para vencer os desafios e dificuldades que vão surgindo e para que a nossa cidade possa prosperar cada vez mais”, finalizou a prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares.

MUNICÍPIOS
01Acreúna
02Amorinópolis
03Araguapaz
04Arenópolis
05Baliza
06Bom Jardim de Goiás
07Britânia
08Caiapônia
09Diorama
10Guarani de Goiás
11Iporá
12Israelândia
13Ivolândia
14Jaupaci
15Moiporá
16Montes Claros de Goiás
17Mozarlândia
18Nova Crixás
19Palestina de Goiás
20Paraúna
21Piranhas
22Porangatu
23Quirinópolis
24Santa Helena de Goiás
25Turvelândia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui