Amunorte apoia projeto de resgate da memória e patrimônio do Norte de Goiás

359
Igreja Santo Antônio em Amaro Leite, pertence a Diocese de Uruaçu. Fotos: Euclides de Souza (Goianinho)

A presidente da Amunorte, Vanuza Valadares, designou o secretário geral da instituição para participar de uma reunião no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IPHAN), na terça-feira, (11), em Goiânia, onde foi colocado em pauta a recuperação dos núcleos históricos de Amaro Leite em Mara Rosa e Traíras, atual distrito de Tupaciguara, em Niquelândia.

Estavam presentes a superintendente do IPHAN Renata Lima Barros, a engenheira civil do IPHAN Tatiane Vieira dos Santos, o arqueólogo do IPHAN Danilo Curado, o secretário da AMUNORTE, Euclides de Souza Goianinho e os representantes do setor de convênios e projetos da prefeitura de Mara Rosa, Genivaldo Araújo e Aline Cristina Pinheiro Barroso.

O Projeto Memória e Patrimônio é uma iniciativa da Academia de Letras, Artes e Ofícios da Mesorregião Norte de Goiás (ACALNORTE), que surgiu através do programa Líder do SEBRAE com o apoio da AMUNORTE. Está viabilizando uma ampla discussão sobre a preservação dos Núcleos Históricos da Mesorregião Norte de Goiás, visando conservar a memória e a história da região e transformar esses locais, hoje abandonados, em possíveis potenciais turísticos.

De acordo com o prefeito de Mara Rosa, Flávio Moura, a prefeitura já está realizando o levantamento de custos e elaborando o projeto de recuperação do núcleo Histórico de Amaro Leite. “Agora com o apoio da AMUNORTE e da ACALNORTE, serão dois parceiros que teremos para avançar nesse importante projeto de recuperação da memória local”, finaliza o prefeito.

A presidente da AMUNORTE, Vanuza Valadares diz que é de extrema importância preservar todos os sítios históricos da mesorregião e transformá-los em potencialidades a serem incluídas no roteiro turístico do Estado de Goiás.

Fotos: Euclides de Souza

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui