Desde a estreia brasileira nas olimpíadas, o país vem se consolidando cada vez mais como um emergente poliesportivo no mundo. Além de sua excelente performance também nas Paraolímpiadas, juntamente com as primeiras e mais novas conquistas olímpicas, nossos atletas demonstram toda a tradição que nosso povo brasileira carrega em suas raízes.
Iniciado em 1920 em Antuérpia nas Olímpiadas, ingressando neste mesmo ano ao todo com 29 países, se tornou um marco inicial para uma grande história de conquistas e superações brasileiras. Além de sermos um dos principais países representantes dessa competição que acontece a cada 4 anos, tivemos grandes marcos importantes pela história.
Após a derrota na copa do mundo de futebol, pela intrigante partida contra a Alemanha, nossa seleção fez a volta por cima logo após na Olimpíada de 2016 que aconteceu no Rio de Janeiro, Brasil, ganhando nosso primeiro ouro histórico neste campeonato. E antes ainda em 2008, nosso atleta César Cielo realizou a incrível façanha de quebra de recordes olímpicos nos 100 metros livres com 47,51 segundos e conquistando o ouro nos 50 metros livres com o novo recorde de 21,30 segundos.
E não tivemos apenas enormes conquistas nas Olimpíadas, nosso país também brilhou nas Paraolímpiadas, iniciamos nela a partir de 1972 em Heidelberg, participando naquele ano ao todo com 21 países. Diferente da Olímpiada, cada esporte paraolímpico tem sua segmentação pela deficiência do atleta, respeitando todas as diferentes dificuldades de cada ser humano.
Em 2012, Alan Fonteles Cardoso Oliveira conquistou o inédito ouro nos 200 metros T44 com o tempo de 21,45 segundos, estabelecendo novo recorde paraolímpico. 2016 foi um dos anos mais inesquecíveis, Daniel Dias se destacou nas provas, ganhando no total 9 medalhas, sendo 5 de ouro. Possuindo recordes que inclui melhor tempo de 50, 100 e 200 metros livres, colocando-o como destaque como um dos maiores atletas paralímpicos da história.
O Brasil continua a brilhar e conquistar o mundo a cada ano competindo, inspirando futuras e atuais gerações, demonstrando que resultados são capazes de acontecer se tivermos garra e determinação caracteríscos da nossa cultura brasileira.