Caiado fala com exclusividade ao Portal SR Notícias

418

A equipe do Jornal SR Notícias foi recebida com exclusividade pelo governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, no Palácio das Esmeraldas.
O governador falou dos desafios superados e do ritmo acelerado de desenvolvimento que o Estado vem conquistando.


“Em primeiro lugar Sheilismar, tenho que contar a maneira que como nós recebemos Goiás. Você lembra que não tinha sequer pagamentos aos servidores, um colapso completo na Saúde. Não se tinha ali nenhum investimento na Educação, as escolas caindo na cabeça das crianças. Na Segurança Pública, Goiás tinha se transformado numa Disneylândia de bandidos. Então, quer dizer, você via ali uma total ausência de trabalhos e de Ações Sociais para atender a população vulnerável”, pontuou o governador, usando como exemplo, os assentados.


Caiado pontuou que existe uma somatória de ações na recuperação do Estado, que era o quarto pior Estado do País e hoje é o terceiro melhor.
“Isso tudo mostrando que no momento que você combate a corrupção e no momento que você tem uma equipe realmente está preocupado em resgatar o Estado, você vê as transformações. Veja hoje o Goiás em Movimento, nas avenidas principais de Porangatu, recebendo um asfalto de qualidade, CBUQ, de espessura que dura mais de dez a quinze anos, dando qualidade de vida as pessoas que fazem o uso daquelas avenidas principais”, exemplificou.


Também citou os investimentos na Educação resgatando as crianças que não iam mais a aula e hoje estão todas uniformizadas, com cromebook, mochila, tênis, com laboratório de Física, Química, Biologia, Informática. No Ensino Médio, os alunos recebem cem reais por mês como uma fonte de auxílio aos seus familiares.


“Essas pessoas mais humildes sabem o custo de uma cesta básica. Nós temos ai o Programa Mães de Goiás, talvez um dos programas mais lindos que nós implantamos. Dando R$ 250 às mães que tem filho de zero a seis anos de idade, que estão vulneráveis neste momento, para dar uma alimentação correta aos seus filhos”, destacou o governador. Outro programa importante é o Aluguel Social que repassa R$ 350 por mês.


Na Infraestrutura citou as obras de levantamento de greide daquelas rodovias estaduais que nós fizemos na região toda, levando condição de trafegabilidade. Na Saúde apontou avanços e investimentos em Porangatu no momento da Pandemia que não tinha nenhum leito de UTI e hoje continua para atender as pessoas mais necessitada e nos casos emergenciais. “Uma região como o Norte e uma cidade como Porangatu, não ter um leito público de UTI quando nós chegamos ao governo e hoje temos, inclusive com um hospital de ponta na região e em pleno funcionamento, que é o HCN em Uruaçu. Tudo isso é uma realidade e estamos expandindo as nossas ações”.


Na geração de renda, emprego e economia destacou a indústria de biodiesel (Olfar). “Essa realidade só é possível em Porangatu, porque fizemos uma readequação nas cobranças de ICMS para eles sobreviverem. Ao contrário teriam que fechar a indústria, que é uma grande empregadora para o Município”, detalhou. O governador salientou que ações como essas mostram que em pouco tempo o perfil do Estado de Goiás mostrou a diferença com uma administração honesta, sem corrupção.


“Hoje tudo que é possível ser ofertado é com compromisso de que a assinatura do governador vale e que no momento em que eu autorizo, ela acontece imediatamente. Quando eu recebi o governo além dos servidores não receberem os seus salários, os prefeitos também não recebiam a contrapartida obrigatória do Governo em várias áreas, inclusive na Saúde”, lembrou Caiado.


O Governo de Goiás honrou os atrasados desde 2016, pagando 100% o Transporte Escolar que estava há 7 meses sem receber, 100% a Merenda Escolar que também estava atrasada, e todo mês o dinheiro da bolsa para universitários.
“As faculdades ficaram sem receber durante 13 meses, deste modo os alunos não eram aceitos nas faculdades. Eu renegociei as dívidas e no mês passado eu terminei de pagar a última parcela de 76 milhões de reais em atraso. Vejam bem a consequência de um governo que usava a bolsa Universitária como campanha na época de eleição do que como responsabilidade e compromisso de informar as pessoas”.


Atualmente o Governo de Goiás implantou o Pro Bem – Uma bolsa que nos cursos de Medicina tem o valor é de 5.500 a meia bolsa 2.500, além de outros cursos com a bolsa de 2.500 reais. “E não é no sexto mês de faculdade que eles recebem. Eles recebem na mesma hora que eles entram. Então, isso tudo mostra o quanto nós desenvolvemos o Estado, área do esporte o Pró-atleta recebe imediatamente quando ele entra no projeto. São os 12 meses por ano. Então, imagine o volume de investimentos que nós estamos fazendo no Estado e eu pergunto: Pra onde estava indo o dinheiro todos esses anos?” indagou o governador.


Caiado ressaltou que em 3 anos e 5 meses, o atual governo fez muito mais do que fizeram em 20 anos nesse Estado de Goiás: “Isso é para esse compromisso que sempre disse – Devolver Goiás aos goianos como nós estamos fazendo”, finalizou o governador.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui