Câmara de Porangatu participa do terceiro Encontro Regional do TCM

327

A edição deste ano foi realizada nesta quinta-feira (18), na Câmara Municipal de Alto Horizonte e teve como tema “Políticas Públicas e o Desenvolvimento Sustentável dos Municípios” e reuniu representantes de 50 municípios da 4ª Região do TCMGO

Compuseram a mesa diretiva da solenidade de abertura, o conselheiro Humberto Aidar – diretor da 4ª Região, que também representou o presidente do TCMGO, Joaquim de Castro; o prefeito de Alto Horizonte, Luiz Borges da Cruz; a primeira-dama Rosania Borges; o presidente da Câmara Municipal, Atailton de Souza, e a vice-prefeita, Rosimeire Pacheco.

Ainda fizeram parte da mesa, o presidente da UVG-GO, Francisco Carlos de Carvalho; os prefeitos, de Campinorte, Cleomar Martins de Araújo, representando o presidente da FGM; o prefeito de Mutunópolis, e o procurador-geral do município de Alto Horizonte, Michael Gustavo Santana de Souza.

Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores de Porangatu, Cleoci Rodrigues e os vereadores Geraldo Santa Rita, Tunico da Ambulância, Durão, Carlos Augusto (Bodão), Kleber do Samu e Clodoaldo Santinelo.

Durante a abertura do evento, o diretor da 4ª região do TCMGO, conselheiro Humberto Aidar falou sobre a necessidade dos servidores públicos, prefeitos, deputados mostrarem serviço para a população do município.

O presidente da Câmara de Vereadores de Porangatu Cleoci Rodrigues também fez parte da mesa diretiva e falou da importância de trazer pessoas com conhecimento para trabalharem juntos e destacou que o TCM de Goiás faz isso com excelência, com homens e mulheres altamente qualificados. E nós, da Câmara, viemos em busca de conhecimento para que possamos realizar nosso papel de fiscalizar e legislar.

Em sua fala, o prefeito de Alto Horizonte, Luiz Borges, agradeceu o trabalho do TCMGO e ressaltou a aproximação do órgão com os municípios.

Francisco Carlos de Carvalho (Chiquinho), presidente da UVG-GO e Cleomar Martins, prefeito de Campinorte, também agradeceram a oportunidade de partilhar informações e conhecimento sobre gestão pública.

Programação

Para concluir os trabalhos no período da manhã, os auditores de Controle Externo do TCMGO, Paulo Henrique Teixeira, Rosiane Grazielle e o mediador Jorge Édipo, realizaram a Mesa Redonda “As Inovações no TCMGO para 2023”.

O evento retornou às 13 horas com a palestra sobre a “Previdência Complementar para os Municípios”, ministrada pelo diretor-presidente da Prevcom, Francisco Jorgivan Machado Leitão.

Na sequência, Nayara Coimbra, presidente do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN) proferiu a palestra “Mobilidade Sustentável como elemento de preservação da vida”.

Os participantes assistiram a mais quatro palestras:
– Sustentabilidade e Contratações Públicas – auditor de Controle Externo do TCMGO, Hermes Fradique Marcal;
– Primeira Infância nos municípios goianos – auditor de Controle Externo, Roberto Coutinho;
– Implicações das Contas de Governo – RPPS – Leis que implementam os planos de custeio e o fim do prazo para cumprimento da Emenda Complementar 119/2022 – secretário de Contas de Governo do TCMGO, José Carlos Lucindo; e
– Recentes Alterações no regramento dos subsídios dos Agentes Políticos para 2023 – auditor de Controle Externo, José Édipo. Os Encontros Regionais são uma realização do TCMGO e MPC/TCMGO, em parceria com o Governo de Goiás, a Abracom, a Prevcom, e o apoio das prefeituras e câmaras municipais, AGM, FGM e UVG-GO, CRC-GO e CRA-GO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui