Câmara de vereadores aprova cassação de prefeito e vice-prefeito

459
Prefeito Heno Rodrigues; Vice-Prefeito Israel Borges

Os vereadores da Câmara Municipal de Formoso do Araguaia se reuniram, na noite desta segunda-feira (06), em uma Sessão Extraordinária que discutiu a cassação dos mandatos do prefeito Heno Rodrigues e do vice-prefeito Israel Borges. A sessão, iniciada por volta das 20h, foi encerrada com 10 votos a favor e 01 voto contra a cassação dos representantes do Executivo.

A ação foi motivada com a Operação Rota Dubai da Polícia Federal, que investigava desvios em um contrato com os recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar em 2022, que beneficiavam diretamente o gestor e seu vice. Ainda durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e Heno Rodrigues e Israel Borges foram presos em flagrante, em janeiro de 2024, por posse ilegal de arma de fogo.

Com a decisão, a administração municipal será assumida pelo presidente da Câmara, Felipe Souza. O vereador Jota Cleves Costa, que assumiria a presidência da Câmara Municipal, renunciou a vice-presidência. Com a sua renúncia de Jota Cleves, o vereador Adão Coutinho assumiu a presidência.

Vereadores que votaram a favor da cassação:
Felipe Souza (PRTB);
Gabriel Bezerra (MDB);
Robson Haritiana (PTB);
Rosinha Jb (PP);
Josafa Paz (Solidariedade);
Sebastian da Gráfica (Solidariedade);
Euibras Moreira (PP);
Cherim (Solidariedade);
Dijalma da Vidraçaria (PT);
Adão Coutinho (PRTB).

Vereador que votou contra a cassação:
Jota Cleves (PTB).

Prefeito emitiu nota, confira:

Formoso do Araguaia, 07 de maio de 2024

“A nossa população, a democracia e o princípio da ampla defesa sofrem um duro golpe hoje.

Eu, Heno Rodrigues Silva, pai, filho, neto, formosense, além de advogado, recebi com serenidade e fé a notícia da tentativa de cassação do meu mandato. Como o primeiro jovem negro e de origem humilde a assumir a prefeitura deste município, vejo-me agora diante de um processo de assassinato de reputação que culminou na cassação por uma câmara popular da qual fiz parte e servi durante 4 anos.

Não sou eu quem perde, é o futuro de Formoso que está em jogo.

Minha vida fala por si mesma. Ao longo dos meus 30 anos, sempre segui os princípios dos meus pais, a orientação da minha fé em Deus e o compromisso que o povo de Formoso do Araguaia me confiou.

Permaneço confiante e fiel aos meus princípios.”

A defesa do prefeito Heno Rodrigues da Silva reitera seu compromisso com a legalidade, transparência e respeito às instâncias judiciais. Confiamos plenamente no sistema jurídico vigente e na busca por uma decisão justa e imparcial. A justiça restituirá o desejo do povo de Formoso do Araguaia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui