Carreta da Saúde da Mulher atende em Porangatu

O câncer do colo do útero é a quarta maior causa de morte entre mulheres por câncer no Brasil.

212
Representantes da gestão municipal acompanharam os primeiros atendimentos. Fotos: Secom

De hoje, segunda-feira (15), até sexta-feira (19), no Sindicato Rural de Porangatu, a Carreta da Saúde da Mulher estará realizando exames de prevenção ao Câncer de Mama e Colo Uterino para mulheres da zona urbana e rural.

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Porangatu, através da Secretaria de Saúde, Governo de Goiás e Sindicato Rural. A Carreta é equipada com material para coleta de exames ginecológicos e mamógrafo.

A princípio, foram agendados 300 atendimentos, mas as mulheres que não estão na lista podem procurar o Sindicato Rural pra fazer o agendamento, de forma a evitar aglomeração. A mamografia é considerada exame de alto custo.

Já, o exame preventivo (Papanicolau) é realizado em todas as Estratégias de Saúde da Família.

Março Lilás

A prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares, destacou que o mês de março representa um mês de luta para as mulheres. No dia 8 de março é comemorado o dia internacional da mulher e esse mês foi escolhido também para trabalhar ações voltadas à saúde, com ênfase no controle do câncer do colo do útero: a Campanha Março Lilás.

“Essa campanha visa levar informações e estimular a população feminina para os cuidados de prevenção contra esse tipo de câncer, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar as mulheres a buscarem ajuda médica. O câncer do colo do útero é a quarta maior causa de morte entre mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A prevenção é a melhor forma de combate”, ressaltou Vanuza.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui