O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, e presidente estadual do MDB, lidera as intenções de voto para o Governo do Estado, de acordo com levantamento divulgado pelo Instituto Gazeta de Pesquisas. Se as eleições fossem realizadas na data da pesquisa, Vilela contaria com o apoio de 41% dos entrevistados, consolidando-se como o principal nome na disputa.
O ex-governador Marconi Perillo aparece em segundo lugar, com 22% das intenções de voto, seguido pelo senador Wilder Morais, que registra 6%. A pesquisa ainda aponta que 10% dos eleitores afirmaram que votariam branco ou nulo, enquanto 21% declararam não saber ou preferiram não opinar sobre sua escolha para o cargo de governador.
Os dados foram coletados em 33 cidades de todas as regiões do estado de Goiás (Norte, Nordeste, Leste, Oeste, Sul, Sudeste, Entorno e Região Metropolitana de Goiânia) entre os dias 19 e 23 de dezembro de 2024. A pesquisa incluiu entrevistas com moradores com 16 anos de idade ou mais. A seleção das pessoas entrevistadas seguiu quotas proporcionais às variáveis de sexo, faixas etárias, escolaridade e faixas de renda.
No total, foram realizadas 1.500 entrevistas, utilizando questionários estruturados de acordo com os objetivos da pesquisa. Quanto ao intervalo de confiança, com um grau de confiabilidade de aproximadamente 95%, a margem de erro estimada para a amostra total é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, não sendo aplicável a cruzamentos ou filtragens de dados.
Trajetória Política
Filho de Maguito Vilela, Daniel é vice-governador e está sendo preparado pelo próprio governador Ronaldo Caiado para assumir o posto de governador em 2026. Além disso, já foi vereador por Goiânia, deputado estadual e federal e candidato ao Palácio das Esmeraldas. Na atual gestão estadual, Daniel participa diretamente das mais simples às mais complexas decisões tomadas no Palácio.
Daniel tem recebido missões de grande impacto, como a coordenação da reforma do Estádio Serra Dourada e articulações com lideranças do interior do Estado. Essas tarefas, segundo Caiado, foram planejadas como parte da preparação do vice para assumir a administração estadual com experiência e confiança.
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) reafirmou que Vilela terá total liberdade para liderar a construção da chapa governista para as eleições de 2026 e destacou a importância de garantir autonomia ao sucessor, que assumirá o governo estadual no próximo ano, para consolidar alianças e estratégias eleitorais sem interferências externas.