Depois de 24 anos Porangatu volta a ter duas mulheres eleitas na Câmara de Vereadores

659

O atual mandato da Câmara de Vereadores de Porangatu não contou com nenhuma mulher eleita. A representatividade da mulher chegou a existir quando a suplente Marlúcia Dourado chegou a ocupar a cadeira por alguns meses após o afastamento de Geraldo Santa Rita. E nos últimos anos quando havia eleição feminina, apenas uma cadeira era ocupada.

Neste pleito a participação feminina foi um grande destaque com nomes de peso na disputa pela vaga no legislativa, bem como pela disputa das chapas majoritárias encabeçadas pela ex-primeira-dama Gláucia Melo e pela prefeita Vanuza Valadares, que entrou para a história política de Porangatu como a primeira mulher eleita e reeleita para administrar o município.

Então, depois de 24 anos, a Câmara de Vereadores contará com duas mulheres entre os eleitos, um avanço significativo em relação à representação feminina na política porangatuense. Essa conquista é um reflexo do crescente interesse das mulheres pela política e da busca por maior equidade de gênero nos espaços de decisão.

As vereadoras eleitas são: Dayany Martins (PL), enfermeira atuante, notadamente na área de tratamento de pessoas que fazem hemodiálise, e Sandra Ferreira (DC), empresária que coordenou com excelência a Casa de Apoio de Porangatu em Goiânia.

A bandeira da participação da mulher na política foi defendida pela maioria e a eleição das duas traz representatividade e o fortalecimento da participação feminina na bancada do Poder Legislativo fator importante na política e no desenvolvimento de políticas públicas mais inclusivas.

Além da representação feminina, a nova composição da câmara também reflete uma diversidade de partidos e ideias, o que pode trazer uma renovação nas discussões e propostas apresentadas no legislativo e que somarão vozes se unam em prol do bem-estar da comunidade.

Confira votação dos eleitos:

Geraldo Santa Rita (MDB) – 821

Durão – 668 (PSDB)

Rafael Churuman (REPUBLICANO) – 647

Edmilson Andrade (UNIÃO) – 614

Lucas Freitas (PSD)- 606

Marcin do Frango (UNIÃO) – 603

Cristhian Chagas (PSDB) – 504

Emivaldo do Santana (UNIÃO) – 500

Odair Amorim (PSB) – 481

Dayany Martins (PL) – 437

Sandra da Casa de Apoio (DC) – 431

Emiliano Peregrino do Amor (REPUBLICANO) – 425

Waltham Glória (MDB) – 386

A posse dos eleitos deverá acontecer dia 1 de janeiro de 2025, às 9h, da manhã no templo cede da Igreja Assembleia de Deus de Porangatu e terá transmissão ao vivo pela TV CÂMARA e redes sociais.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui