A região sul do Tocantins passou a ser protagonista na busca de soluções para os municípios do Estado. O prefeito reeleito em Talismã, com a segunda maior votação proporcional nas últimas eleições no Estado, o porangatuense Diogo Borges (DEM), também foi eleito presidente da Associação Tocantinense dos Municípios – ATM.
A ATM tem 31 anos de atuação na busca de fortalecer os 120 municípios filiados na busca do desenvolvimento e independência e as palavras de ordem do discurso de Diogo, foram pautadas na união dos municípios através de seus representantes. A eleição ocorreu no dia 18 de janeiro no auditório da ATM em Palmas (TO).
A partir do dia 26 de fevereiro, quando toma posse, Diogo estará a frente da associação para o biênio 2021/2022. A chapa única encabeçada pelo prefeito de Talismã foi nomeada de União Municipalista após consenso entre os pares.
Ainda compõem a diretoria, os prefeitos Jocélio Nobre, de Pequizeiro, e Itamar Barrachini, de Santa Maria do Tocantins. Diretores administrativos: Moacir de Oliveira, prefeito de Rio dos Bois, e Paulo Roberto, Taguatinga. Diretores financeiros: Adriano de Moraes, de São Sebastião do Tocantins, e Adriano Ribeiro, de Barrolândia. Outros 16 prefeitos (as) estão distribuídos entre conselheiros deliberativo e fiscal, além dos quadros de suplentes.
Diogo será o 13º prefeito a presidir a associação e vai substituir o ex-prefeito de Pedro Afonso Jairo Mariano (PDT), que teve dois mandatos no comando da entidade. Ele reforçou que estará representando todos os municípios, uma vez que a ATM é formada por aproximadamente 90% dos prefeitos do Tocantins, sendo a maior nesse sentido.
O Prefeito de São Valério (TO), Olímpio Arraes, presidente da Comissão Eleitoral da ATM falou da honra de estar a frente dos trabalhos, agradecendo ao ex-Presidente Jairo Mariano e parabenizando e desejando sucesso a nova gestão.
Perguntado sobre as características do sul do Tocantins, Diogo destacou os potenciais ressaltando a produção da soja com extensa área territorial e os grandes rebanhos, destacando a forte ligação do governador do Tocantins, Mauro Carlesse, com a região.