O prefeito de Santa Tereza de Goiás, Edson Palmeiras, realizou a entrega dos certificados da segunda e terceira turma de Costura Industrial no município. A formação dessas duas turmas foram ofertadas pelo Governo do Estado de Goiás por meio da Secretaria de Indústria e Comércio através do programa Cinturão da Moda.
O programa foi lançado pelo governador Ronaldo Caiado em 2022 com o intuito de movimentar a economia goiana a partir da geração de cerca de 100 mil novos postos de trabalho em mais de 30 municípios goianos. Com isso no ramo da indústria da moda, criou-se uma conexão com o polo da Região da 44, em Goiânia, para suprir a demanda por mão de obra.
A Região da 44 tem o quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás e conta com média de 16 mil pontos de venda com faturamento estimado em R$ 8 bilhões por ano.
“Essa parceria com o Governo do Estado consolida Santa Tereza de Goiás como referência em Costura Industrial na nossa região, garantido emprego e renda as nossas famílias”, pontuou o prefeito. O secretário de finanças Eurivan Rodrigues destacou que o brilho nos olhos das participantes porque é um curso que garante o emprego e melhora a qualidade de vida da família, sendo Santa Tereza de Goiás uma das pioneiras no norte goiano.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Sustentável Adriano Marques, responsável pelo projeto Pólo de Costura, apontou que a conquista foi a concretização de um sonho e planejamento da administração desde o ano de 2017, sendo ampliado com as formações ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Goiás), contratado pelo Governo de Goiás.
“A Câmara de Vereadores aprovou e o prefeito sancionou a LEI Nº 829, de 05 de Outubro de 2022. que dispõe sobre a política pública de incentivo ao desenvolvimento de indústrias de confecção têxtil no município. A prefeitura disponibiliza local para instalação de empresas do ramo têxtil e fornece ainda a logística das peças faccionadas no Município. O incentivo é para que essas empresas absorvam esta mão de obra formada pelo projeto Pólo de Costura”, explicou Adriano.
Também estiveram presentes a entrega dos certificados, o vice-prefeito Rafael Vieira, a professora do projeto Adriane Pires (Professora do SENAI), bem como os vereadores: Edgard Navarro, Marcos Túlio, Elis-Fatima, João PDS, Vera Aguiar – Gerente de Projetos do programa Cinturão da Moda, representando o Secretário de Indústria e Comércio Joel Braga e Giuliano Yudi, representando a instituição SENAI e a pastora Diane Ribeiro.