Eudes Araújo assume a presidência do Cidernorte para o biênio 2025 – 2027

529
Confira as entrevistas na reportagem de Val Fernandes e Eliquisandre Braz

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, (09), no auditório da Câmara Municipal de Santa Tereza de Goiás, a posse da nova diretoria do CIDERNORTE – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Norte.

A solenidade de abertura teve início com um momento de oração que foi proferida pela prefeita eleita de Santa Tereza, Leia Mendonça.

O atual prefeito de Santa Tereza e presidente do CIDERNORTE, Edson Palmeiras dos Santos, declarou a abertura oficial da sessão ordinária e na oportunidade apresentou as benfeitorias realizadas pela sua gestão durante o biênio 2022 – 2024.

O CIDERNORTE tem uma sede bem estruturada localizada na praça Belarmino Cruvinel no Anexo I da prefeitura municipal que leva o nome de “Domingos Veloso de Andrade”. Na ocasião foi lida uma lista de equipamentos e bens adquiridos pela atual gestão, inclusive um veículo pick-up Strada, adquirida com recursos próprios.

Ainda de acordo com Edson Palmeiras, foram realizadas parcerias importantes com o Instituto Federal de Goiás em Uruaçu com a primeira turma formada em uma capacitação e captação de recursos na área da cultura.

O presidente citou o suporte do CIDERNORTE para os municípios implantarem o programa de coleta seletiva, onde o consórcio forneceu o material gráfico e apoio técnico. Outro feito da gestão foi o avanço com toda a documentação do castra-móvel, faltando somente emplacar o veículo, essa ação em parceria com a prefeitura de Porangatu.

O presidente eleito e prefeito reeleito de Novo Planalto, Eudes Araújo, disse que o CIDERNORTE tem uma agenda financeira equilibrada graças ao trabalho incansável de Edson Palmeiras e o classificou como um grande gestor.

Eudes Araújo, foi incisivo ao afirmar que o aterro sanitário precisa sair do papel e tornar uma realidade. O presidente recém-eleito disse que o CIDERNORTE poderá promover diversas ações para beneficiar os municípios da Mesorregião Norte e também do Vale do São Patrício.

Edson Palmeiras deixa o CIDERNORTE homenageado pelos prefeitos presentes

A prefeita de Porangatu e Presidente da AMUNORTE Vanuza Valadares afirmou que o presidente Edson Palmeiras aglutinou forças para implementar políticas públicas que fortaleceram as pautas do CIDERNORTE.

Edson Palmeiras dos Santos deixa um grande legado no CIDERNORTE.

Douglas Adyel, chefe do executivo de Campinaçu, disse que Edson Palmeiras deixa um grande legado de prefeito municipalista e que o CIDERNORTE abre uma pauta importante para o desenvolvimento da região. Em sua fala o prefeito de Campinaçu, relatou que os municípios podem realizar uma parceria mútua em prol de uma casa e apoio na cidade de Uruaçu visando apoiar a comunidade do norte goiano que buscam tratamento de saúde naquele município.

Flávio Moura, prefeito da cidade de Mara Rosa, foi contundente ao afirmar que precisa acelerar o processo de implantação do aterro de resíduos sólidos na região norte com o objetivo de diminuir custos aos municípios e fortalecer a agenda ambiental, uma vez que a poluição está crescendo em grande escala no país.

O prefeito de São Luiz do Norte Elieudes Moraes disse que Edson Palmeiras realizou um trabalho muito importante visando integrar o norte com o vale do São Patrício e assim contribuir com essas duas regiões importantes de Goiás. Elieudes frisou que seu município é o Portal do Norte de Goiás.

“Estamos atravessando uma crise hídrica com sérios problemas de captação de água e outro agravante é o alto investimento com transporte do resíduo sólido de São Luiz do Norte para Guapó que chega a 280 km”, frisa.

Montividiu do Norte foi representado pelo prefeito eleito

Clemerson Lopes que pronunciou sobre as dificuldades dos municípios pequenos, mas que ações do CIDERNORTE poderão ser decisivas para sanar algumas das problemáticas atravessadas pelos municípios.

Prefeita Vanuza Valadares defende ação conjunta com os municípios citando o castra-móvel como exemplo.

Os prefeitos de Minaçu Carlos Alberto Lereia e Azarias Machado Neto (Machadinho) de Uruaçu, votaram de modo virtual, ambos elogiaram a gestão de Edson Palmeiras dos Santos e concordaram com a pauta da reunião votando favorável onde desejaram êxitos na gestão de Eudes Araújo.

24 municípios compõem o quadro do CIDERNORTE, são eles:

Campinaçu, Campos Verdes, Carmo do Rio Verde, Ceres, Formoso, Jaraguá, Mara Rosa, Minaçu, Montividiu do Norte, Mutunópolis, Nova América, Novo Planalto, Porangatu, Rialma, Rianápolis, Rubiataba, Santa Tereza de Goiás, São Francisco de Goiás, São Luiz do Norte, São Miguel do Araguaia, São Patrício, Trombas, Uruaçu e Vila Propício.

O CIDERNORTE

Com o estatuto registrado no dia 11 de dezembro de 2014, na gestão do primeiro presidente Eronildo Lopes Valadares, à época prefeito de Porangatu, o CIDERNORTE, conforme consta no Capítulo II, Art. 6º, parágrafo I – “Exercer na escala regional, as atividades de planejamento dos serviços públicos de saneamento, manejo dos resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais nos Municípios consorciados”.

Eudes Araújo afirmou que a pauta do CIDERNORTE vai além das questões ambientais e que seu mandato à frente da instituição irá propor uma agenda propositiva de modo a alinhar as propostas dos gestores da região em consonância com o que propõe a instituição. “Temos convicção que o CIDERNORTE irá avançar em seu propósito que é alavancar o desenvolvimento da região norte de Goiás”, finalizou o presidente.

Texto e fotoa: Euclides de Souza

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui