Numa mesma cena, a dor da saudade e o sentimento de dever cumprido em uma das celebrações religiosas mais tradicionais, emblemáticas e que mantém elementos característicos de outros tempos.
A visita da Folia de Reis na casa da dona Bela marcou o pagamento da promessa pela recuperação do primeiro problema de saúde da neta Virgínia Andrade. A jovem faleceu em outubro deste ano, em virtude de outro problema de saúde, mas deixou o desejo que foi cumprido (Confira na reportagem).
A Folia de Reis de São Miguel do Araguaia, capitaneada pelo comunicador Frank Junior percorreu a região levando a mensagem de evangelização.
TRADIÇÃO MILENAR
A tradição milenar é ao mesmo tempo manifestação religiosa, devocional e “folia”, no sentido de festa profana. É uma mistura de auto, encenação, prece, gestos rituais, dança, poesia em versos, música e comicidade tendo sempre como pano de fundo a fé e a devoção.
Sendo também memória, a Folia de Reis celebra e reconta a narrativa cristã do nascimento de Jesus (Mateus 2,1-3) e pode até mesmo ser considerada a figuração viva dos “Três Reis do Oriente” em sua jornada a caminho de Belém.
A manifestação é realizada especialmente por grupos que tem sua origem na zona rural, a Folia de Reis é sempre vista nas fazendas, estradas e pequenos municípios brasileiros. Dentre os santos acolhidos pela tradição religiosa cristã da localidade estão os Reis Magos, celebrados como Santos Reis ou simplesmente Santo Reis, considerados milagrosos.