Goiânia recebe no dia 15 de novembro, das 8h às 12h, o 8º Mutirão do Diabetes e Feira da Saúde, na Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog). O evento, que irá atender pessoas com diabetes, tem como principal objetivo realizar a mobilização em prol da vida e pelo combate da doença, considerada como uma das mais silenciosas e mortais do mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, só no Brasil, existem mais de 15 milhões de pessoas vivendo com a enfermidade, o que representa 6,9% da população nacional.
O 8º Mutirão do Diabetes e Feira da Saúde é realizado pela Fundação Banco de Olhos em parceria com a Liga Acadêmica de Diabetes (LAD), da Universidade Federal de Goiás (UFG), com apoio da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC). Desta vez, os organizadores almejam atender mais de 3 mil pessoas durante as quatro horas de programação. Além de diagnosticar a doença, também serão promovidas orientações e educação de saúde para a sociedade.
Nos casos em que forem constatadas alterações na retina devido a doença, os pacientes serão encaminhados para realizar, de maneira gratuita os exames exames de fundo de olho, sangue, urina, eletrocardiograma, eco doppler das carótidas, fotocoagulação a laser da retina, e doppler dos tornozelos e pés. Com isso será possível prevenir a cegueira, amputação dos pés, hemodiálise, AVC, derrame cerebral, infarto e até a morte súbita.
Estarão presentes endocrinologistas, cardiologistas, cirurgiões vasculares, ortopedistas, nefrologistas, oftalmologistas e nutricionistas, além de 500 estudantes, voluntários, da área da saúde da UFG, PUC e UniRV. O evento conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Goiana de Oftalmologia (SGO), Unimed, Laboratório Núcleo, Latinofarma, Gbio, Bayer e Genom.
Exames de fundo de olho
Como o olho é o único órgão do corpo que tem transparência para examinar a microcirculação sanguínea, durante o Mutirão serão feitos exames de fundo de olho para classificação dos pacientes em baixo risco e alto risco de doença vascular, infarto do coração, acidente vascular cerebral (AVC), doença dos rins e do pé diabético.
Se forem constatadas alterações leves dos parâmetros normais, os pacientes serão encaminhados para a Feira da Saúde. Já aqueles que apresentarem alterações graves realizaram exames de proteinúria, acompanhamento com nefrologista, exame do pé diabético – com Doppler para verificação da circulação sanguínea do pé –, eletrocardiograma, teste do colesterol, glicemia, creatinina, hemoglobina glicada e tratamento com fotocoagulação a laser na retina para quem tiver necessidade.
Serviço
8º Mutirão do Diabetes e Feira da Saúde
Quando: 15 de novembro, das 8h às 12h
Onde: Fundação Banco de Olhos de Goiás
Endereço: Rua Couto Magalhães nº 50, Jardim da Luz, Goiânia, GO
Assessoria de Imprensa: Palavra Comunicação