Golpistas clonam celular do prefeito de Santa Tereza de Goiás

240

O Pix é uma forma de pagamento rápida, simples e que facilita o dia a dia dos brasileiros. Porém, essa mesma qualidade também é um sinal de fragilidade do sistema utilizada por criminosos para aplicar golpes e fraudes em pessoas vulneráveis. O golpe do Pix pode ser aplicado de diferentes maneiras e atingir qualquer pessoa.

Nesta terça-feira (04), o prefeito de Santa Tereza de Goiás, Edson Palmeiras, teve seu aparelho raqueado por bandidos que tentaram se passar por ele, por meio de mensagens de texto enviadas para pedir dinheiro emprestado a pessoas da sua lista de contatos.

De acordo com levantamento de dados foram mais de cem mensagens com pedidos de empréstimos de valores altos com variação de R$ 5 a 10 mil reais. Algumas pessoas entraram em contato diretamente com o gestor Edson Palmeiras ou pessoas próximas que as alertaram se tratar de um golpe, pois não se tratava do prefeito.

Um detalhe comum na aplicação desses golpes, é que quando a vítima tenta ligar para o número que solicita o valor, eles sempre alegam alguma justificativa para não atender as chamadas, buscando manter a conversa apenas por mensagens.

Quando solicitado ao emissor da mensagem que enviasse os dados para transferência do dinheiro foi fornecido um número de telefone com prefixo 35 (MG) como chave Pix, tendo como favorecido: Adriano Nepomucemo Machado.

O prefeito Edson Palmeiras imediatamente buscou medidas para conter o golpe, registrando denúncia na Polícia Civil e medidas de precauções no sentido de alertar as pessoas.

Confira os tipos de golpes

●     Golpe do cadastro do Pix

A pessoa recebe mensagens em nome de instituições financeiras que pedem para cadastrar uma chave Pix. Porém, esse processo só pode ser feito dentro do aplicativo oficial do banco.

●     Comprovante de Pix falso

Aqui, o golpe é em vendedores. O criminoso retira a mercadoria e mostra ou envia um comprovante falso de pagamento. O golpista leva o produto e depois bloqueia o vendedor. O Pix é instantâneo, então é importante conferir na mesma hora se o dinheiro caiu na conta antes de entregar um produto ou serviço.

●     O golpe do Pix errado

Os golpistas fingem que fizeram um Pix sem querer e pedem o valor “de volta”. Ao ser pressionado a fazer a suposta devolução, muita gente acaba caindo no golpe e transferindo o dinheiro para o criminoso.

●     Pix agendado

Nesse caso, o golpista chega a de fato agendar um pagamento em Pix para a pessoa que ele aborda. Porém, assim que a vítima faz o pagamento do mesmo valor, imaginando que está apenas devolvendo o dinheiro a alguém, o criminoso cancela o agendamento. Assim, a vítima tem o dinheiro roubado e não chega a receber nada em troca.

●     Golpe do robô do Pix

Muito comum nas redes sociais, os golpistas fazem propagandas prometendo que a vítima terá retorno financeiro após fazer um Pix. Aqui, as vítimas podem ainda ter seus dados pessoais roubados, ao clicarem em sites maliciosos que os criminosos enviam.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui