Governo de Goiás destina R$ 1,8 milhão para reforçar segurança nas escolas da rede estadual

Recursos visam aquisição de equipamentos portáteis de detecção de metais. Medida integra Política Estadual de Prevenção e Combate à Violência Escolar apresentada nesta sexta-feira (14/04) pelo governador Ronaldo Caiado.

498

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vai investir a partir da próxima segunda-feira (17/04) R$ 1,8 milhão no reforço da segurança nas escolas da rede pública estadual. O valor destinado a cada unidade escolar vai variar de acordo com o número de alunos e os recursos serão repassados aos Conselhos Escolares das instituições de ensino que deverão adquirir detectores de metais portáteis e reforçar o sistema de monitoramento eletrônico.

A informação foi dada pelo governador Ronaldo Caiado na tarde de sexta-feira (14/04), durante a apresentação do projeto de lei que institui a Política Estadual de Prevenção e Combate à Violência Escolar. O projeto foi encaminhado à Assembleia Legislativa de Goiás na quinta-feira (13/04).

Para Caiado, as constantes ameaças virtuais de ataques às escolas exigem uma postura firme das autoridades e o governo também tem a responsabilidade de promover o acolhimento social e psicológico das crianças, professores e demais servidores da Educação. “Estamos trabalhando para que as famílias e seus filhos possam ter a tranquilidade de deixar seus filhos na escola com segurança. O Estado sabe a responsabilidade que tem e vai atuar para garantir a segurança da população”, garante.

Secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli afirma que as medidas previstas na Política Estadual de Prevenção e Combate à Violência Escolar são emergenciais porque o governo precisa agir com austeridade nesse momento. “Em dezembro do ano passado, as unidades escolares da rede estadual também receberam verbas do programa Equipar com o objetivo de ampliar o número de câmeras instaladas nas escolas e colégios”, lembrou a secretaria ao destacar os constantes investimentos do Governo de Goiás na segurança dos colégios da rede estadual de ensino.

Política de Prevenção
Entre outras medidas, a Política Estadual de Prevenção e Combate à Violência Escolar prevê maior responsabilização dos pais. A nova legislação também aperta o cerco em relação às plataformas de conteúdos digitais que promovam cyberbullying, empresas responsáveis por rede sociais e proprietários de perfis digitais, que responderão na justiça pelo comportamento indevido.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui