A Polícia Civil confirmou a entrada de 41 corpos no IML de Belo Horizonte de vítimas do acidente na BR-116 em Teófilo Otoni (MG). No começo desta manhã, a empresa de ônibus Emtram divulgou uma lista com os nomes de 39 vítimas fatais e dos 6 sobreviventes da colisão.
O IML de Belo Horizonte já identificou 11 delas e dois estão em processo de liberação para as famílias, segundo a atualização mais recente do Governo de Minas. Uma estrutura foi montada na Acadepol (Academia de Polícia Civil de Minas Gerais) para receber as famílias, para a entrega da documentação e coleta do material que será utilizado na identificação.
MOTORISTA FORAGIDO
O motorista do veículo, que fugiu do local, é considerado foragido pela Justiça. Neste domingo, a PRF informou que o motorista pode ter fugido para um endereço no Espírito Santo. No entanto, nesta segunda-feira, a polícia alegou que as equipes não descartam que o suspeito ainda esteja em Minas Gerais, e buscam o foragido em todas as regiões do estado e fronteiras.
O condutor de carreta envolvida no acidente teve a carteira apreendida por se recusar a fazer o teste do bafômetro. Segundo a Polícia Civil, ele perdeu o direito de dirigir em uma blitz da Lei Seca no interior de Minas Gerais em 2022.
CAUSA DO ACIDENTE
A Polícia Civil trabalha com a hipótese de que queda de granito de carreta causou o acidente. A partir do levantamento das notas fiscais, foi possível verificar, de uma maneira preliminar, que houve um excesso de peso no transporte. Ou seja, já haveria um indicativo de responsabilidade por parte do condutor”. O caso ainda é investigado e a Polícia Militar trabalha para localizar o homem, com o apoio de outras forças de segurança nas divisas com outros estados.
Imagens do local mostravam um cenário de destruição, com destroços espalhados pela pista e o ônibus reduzido a uma carcaça. A BR-116, onde ocorreu a tragédia, é conhecida como a rodovia mais letal do Brasil. Em 2023, foram registradas 559 mortes ao longo de sua extensão, sendo 155 apenas em Minas Gerais.
Um levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT) aponta Minas Gerais como o estado com o maior número de mortes em estradas. Entre novembro de 2022 e outubro de 2023, foram registradas 712 vítimas fatais, representando 12% de todos os óbitos ocorridos no país. Esse dado reforça a posição do estado no ranking de fatalidades nas rodovias brasileiras.
VÍTIMAS FATAIS E SOBREVIVENTES
O motorista do ônibus, Weberton da Silva Ribeiro, faleceu no local. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao menos uma das vítimas é uma criança. 25 corpos foram totalmente carbonizados, o que, conforme relatam as autoridades, dificulta identificação.
Além do ônibus e da carreta, um veículo de passeio também foi atingido, mas seus três ocupantes sobreviveram. Após o acidente, segundo os Bombeiros de Minas Gerais, 13 pessoas foram socorridas com vida e encaminhadas para hospitais da região.
VEJA A LISTA DE ÓBITOS
- Alexandre dos Santos
- Amilton Josafá de Souza
- Anailda Marinho dos Santos
- Antonival G. dos Santos
- Bianca de Jesus Ferreira
- Caio Novais Santos
- Camilly S. Santos
- Claudinei dos Santos
- Delbra Maria da Silva
- Erinaldo Vieira do Amaral
- Fábio Alves Prates
- Gerenildo Silva Fonseca
- Gileusa S. Santos
- Josemar do Carmo Ribeiro
- Josinaldo Pereira
- Juliana Nascimento dos Santos Fonseca
- Karine Boldrini
- Luiz Gustavo Prates Batista
- Marineis Maria da Silva Dias
- Marcos A. F. Costa
- Max Borges dos Santos
- Milena Brito
- Natanael Roberto de Souza
- Paulo Nunes Bispo Oliveira
- Pablo Vinícius Silva
- Pyetro Enzo da Silva Costa
- Rai Freires Silva
- Risia Rosa Rocha
- Roberto Almeida Brasileiro
- Robson dos Santos Silveira
- Selma Batista de Moraes Prates
- Selma Soares de Jesus
- Shirley da Silva Ferreira
- Soraya dos Santos Guedes
- Tiburtino Ribeiro Dias
- Uanderson da Silva
- Valentina de Jesus Pereira
- Weberton da Silva Ribeiro
VEJA A LISTA DE PESSOAS HOSPITALIZADAS
- Ingrid Alves dos Santos – Hospital Santa Rosália
- Laura Amaral Marinho – Hospital Santa Rosália
- Fledson José dos Santos Silva – Hospital Santa Rosália
- Pedro Boldrini Lima – UPA
LISTA DE ALTA HOSPITALAR
- Natalício Araújo Ramos
- Gilberto Gomes de Souza