Niquelândia sedia 3º Festival Gastronômico Josephina’s

Evento inicia hoje, dia 07 e vai até dia 09 de setembro, unindo o melhor da culinária regional. Iniciativa tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura por meio do Programa Goyazes.

142

O melhor da culinária regional com pratos tradicionais e outras tantas delícias é o que o público poderá conferir no 3º Festival Gastronômico Josephina’s – Comida de Tradição, que será realizado de 07 a 09 de setembro, no Vale da Serra da Mesa, em Niquelândia. O festival é promovido pela Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN), com apoio do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes, mecanismo de fomento gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), além de outros parceiros.

O cardápio do evento passeia pela autenticidade culinária local, com sabores que vão desde as rapaduras de colher, a tapioca, até o frescor do “Eldorado com baru e calda de manga”. Cada prato tem uma história peculiar, como os Quebradores Josephinas, os Combinadinhos da Serra da Mesa, os docinhos gourmet do cerrado e o encanto dos picolés, e a tradicional Paçoca de Senzala.

Além de deliciar paladares, o evento também visa celebrar a herança culinária e a identidade da região. A presidente da ACIN, Fernanda Rodrigues Melo, reforça a importância do evento como uma experiência ímpar que valoriza a cultura, fortalece o turismo e a economia do município. “O Festival Josephina’s evidencia o melhor de nossa região, desde a música até as tradições culturais e, é claro, a gastronomia, aprimorando a oferta na cidade e orgulhando os “niquelandenses”, afirma.

Guloseimas

Ao todo serão 28 estabelecimentos do setor de alimentação reunidos na festa do sabor, e três cooperativas da agricultura familiar, totalizando 31 espaços para comercialização e exposição de produtos, e também, uma vitrine de inovação para vivenciar experiências como as guloseimas veganas. O queijo do “leite de barú”, feito da castanha desse produto do cerrado, genuinamente brasileiro, foi batizado com o nome de Angatú, que na língua Tupi-guarani tem significados de “felicidade” e “bem estar”, promete conquistar paladares com seu sabor único.

Atrações artísticas

Além da gastronomia, o Josephina’s – Comida de Tradição também terá atrações artísticas de música de vários gêneros, apresentações culturais, cozinha show no “Desafio aos Chefs” no preparo de receitas, oficina infantil com receitas de tradição e a participação do grupo de teatro Mamulengos,  entre outras atrações. O Chef Gilmar Borges, especialista em comida raiz, é o responsável por assinar o cardápio desde a primeira edição do festival.

Economia

Segundo a presidente da ACIN, na edição anterior, o evento gerou uma média de R$250 mil em atividade comercial, atraindo cerca de 8 mil pessoas. Para este ano, o objetivo é superar tanto o número de participantes quanto o volume de negócios realizados, visando um impacto ainda mais significativo.

Turismo

O município de Niquelândia tem uma história rica e diversificada, que remonta à chegada dos bandeirantes em busca de ouro e posteriormente, à descoberta das minas de níquel que transformaram o lugar. A cidade, conhecida pela exploração do mineral, se destaca também pelos seus atrativos, como o Lago da Hidrelétrica da Serra da Mesa, o quarto maior lago artificial do mundo em extensão e volume, o que favorece o turismo da pesca esportiva. As belezas naturais e a riqueza histórica tornam o município um destino imperdível para turistas e os apreciadores da boa comida.

Serviço:

Festival: Josephina’s – Comida de Tradição

Data: De 07 a 09/09

Abertura oficial: Às 20h, no dia 7/09

Horário nos dias 8 e 9/09: A partir das 18h

Local: Centro Histórico de Niquelândia

Realização: Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN)

Secretaria de Estado da Cultura (Secult)

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns pelo incentivo de fazer um encontro. Evento tamanho esse que enche os olhos e dde dar água na boca de tantas comidas .
    A vcs só temos que parabenizar por esta festa gastronômica.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui