Milhares de pessoas fizeram questão de se despedir do ex-prefeito de Porangatu e ex-deputado por Goiás, Júlio da Retífica, entre a noite de domingo e manhã de segunda-feira (31). Por sua garra em buscar melhorias através da política, Júlio se tornou conhecido pelo apelido de Leão do Norte.
As demonstrações de luto que se iniciaram nas redes sociais desde o anúncio de seu falecimento na manhã de domingo (30), se uniram para receber a chegada do corpo a noite na segunda entrada da BR-153 com a Rua 2, no Trevo Sul, onde ele foi recebido por uma salva de palmas por aqueles que aguardavam. De lá, o cortejo seguiu para o salão do Sindicato Rural de Porangatu por onde passou e reuniu lideranças, autoridades e populares até às 10 horas da manhã de hoje, segunda-feira (31), quando foi cortejado em um veículo dos bombeiros até o cemitério local.
O ex-governador e amigo pessoal de Júlio, Marconi Perillo esteve na cidade para se despedir e reafirmar à família de Júlio, a sua amizade. Ele destacou que Júlio é daquelas pessoas, daqueles líderes que vem de tempos em tempos porque são raros e que o mesmo fez da política um sacerdócio para fazer o bem destacando várias qualidades.
“Minha solidariedade a todos os porangatuenses que aprenderam a admirar e a amar o Júlio por tudo o que ele fez ao longo de sua vida pra ajudar as pessoas, pra ajudar no desenvolvimento desta grande cidade, desse grande povo, dessa grande região. Eu tenho certeza que apesar da dor que todos nós estamos sentindo hoje, da falta grande que ele vai fazer à Porangatu, à região e ao Estado, ele já está sendo recebido por Deus, exatamente pelo muito que ele fez ao longo de décadas em favor das pessoas.
Marconi ainda destacou que a política vale a pena quando a gente faz o bem para as pessoas. “O Júlio me apoiou, me ajudou em todos os projetos que tinham como objetivo ajudar as pessoas fazer para as pessoas. Mais do que isso ele elevou Porangatu a uma condição muito grande. Eu convivi com ele por quase 30 anos e sempre trabalhando pelo bem, trabalhando para ajudar a mudar a realidade pra melhor. É isso que importa. Tem gente que passa pela Terra e não faz nada, não muda nada, não dá a sua contribuição. O Júlio não. O Júlio deu uma contribuição inestimável para essa região inteira e ao nosso Estado”, finalizou Marconi.
A prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares, afirmou que a morte de Júlio é uma grande perda para o município e o Estado, ressaltando que ele deixou um grande legado na cidade e região, ajudando a construir um pouco de Porangatu. “Hoje ele nos deixa, vai embora, mas com o dever cumprido. Então rendo aqui as minhas homenagens a toda família a todos os seus amigos que juntos com ele lutou pela nossa cidade, pela nossa região. Tenho certeza que Porangatu perde muito porque ele era determinado, ele tinha convicção do que queria e corria atrás e isso é importante na vida pública e ele foi um grande líder”, acentuou Vanuza.
O deputado estadual, Henrique Arantes, acompanhado do vereador de Goiânia Léo José, explicou que trouxe os sentimentos da família, principalmente do pai Jovair Arantes, aos familiares de Júlio. “Eu conheço o Júlio desde quando era criança, quando meu pai fez uma parceria política e o lançou para prefeito de Porangatu. Porangatu eu me lembro bem, era uma cidade grande e sempre foi, mas estava com a auto-estima abalada e Júlio junto com Jovair recuperaram a auto-estima de Porangatu na década de 90. Júlio foi um dos melhores prefeitos do Estado e projetou-se politicamente, virou deputado. Eu tive a honra também de cumprir um mandato ao lado de Júlio da Retífica como deputado estadual.
Henrique também relembrou que quando menino via Júlio sendo prefeito e que teve a honra de ser político junto com ele e que Júlio nunca titubeou com alguém que fosse amigo e companheiro dele. “Ele sempre defendia e essa lealdade que ele tinha com os amigos dele também tinha com Porangatu e com o norte de Goiás. Por isso que ele era chamado de Leão do Norte em qualquer lugar que ele fosse. É muito triste vir aqui despedir do Júlio, mas o que fica pra frente é o legado do que ele construiu. Todo lugar que você olha em Porangatu tem uma marca de Júlio da Retífica. Agora as pessoas tem que saber honrar a memória dele e construir isso daqui pra frente”, pontuou Arantes.
O deputado estadual Cláudio Meireles também acompanhou o velório e cortejo, prefeitos da região e representantes da sociedade civil organizada, entre outros.