População está preocupada com destino do Senac Porangatu

637

Desde o ano passado rumores de que o Senac de Porangatu vai fechar está circulando pela cidade.

O assunto veio a tona depois que alguns funcionários foram dispensados (08 professores, 01 administrativo e o único vigia), e parte dos móveis foram levados. Segundo as informações, hoje a unidade estaria apenas com dois funcionários

Em julho de 2022, o ex-prefeito Pedro Fernandes e o ex-deputado federal Jovair Arantes, então pré-candidatos (estadual e federal, respectivamente) chegaram a publicar um vídeo e um texto falando sobre o assunto.

“Levei minha preocupação ao pré-candidato a deputado federal, Jovair Arantes, sobre o possível fechamento da Escola do SENAC. Prontamente, Jovair fez a interlocução com o presidente da FIEG, Sandro Mabel e com o Fecomércio. Ficou decidido pelo não fechamento da escola, o que é uma grande alegria para nós porangatuenses! Uma decisão sábia e que irá promover ainda mais a profissionalização dos nossos munícipes e também da população da região Norte que busca conhecimento e capacitação profissional!”.

Em um trecho do vídeo, o ex-deputado federal diz: “Vamos manter a locação atual e vamos ter o Senac e vamos ter o Senai também na cidade de Porangatu”. Porém, a situação na unidade continua a mesma, e recentemente, fomos procurados por algumas pessoas que voltaram a afirmar que a unidade que tem uma grande estrutura física, não está oferecendo os cursos presenciais.

Entramos em contato com a assessoria de comunicação do Senac que enviou a seguinte nota:

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), com sede em Porangatu, informa que a unidade com localidade na Av. Brasília, Esquina com rua F5, N° 30 – Setor Leste, Porangatu, continua em pleno funcionamento, ofertando cursos pelo Programa Capacitar-se (Programa Senac de Gratuidade -PSG) com cursos profissionalizantes livres (curta duração) E EM FORMATO REMOTO.

O que indica que não terá ofertas presenciais, mesmo a instituição possuindo prédio e estrutura para oferecer essa modalidade na unidade.

Já o jornalismo de uma emissora da cidade noticiou outra nota que teria sido recebida pela instituição, que diz:

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) informa que agora a sua atuação no município de Porangatu será em parceria com a prefeitura. A restauração da unidade do Senac tem o objetivo de facilitar o acesso a população proporcionando ensino de capacitação profissional com excelência. As aulas serão realizadas em espaços físicos da prefeitura e ministradas por instrutores qualificados pelo Senac Goiás. Em breve a instituição disponibilizará a grade de cursos destinados para atender as demandas da região assim como os locais das salas de aula.

Porém, a emissora informou que em contato com a prefeitura de Porangatu a informação foi negada e que não existe essa parceria com o Senac, reforçando a dúvida se a instituição vai permanecer com os cursos presenciais ou não.

Mais uma vez, a equipe do SR Notícias entrou em contato com a assessoria da instituição questionando essa informação, a qual afirma que também a desconhecem e foi emitida outra nota, a saber:

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) esclarece que a unidade educacional no município de Porangatu (GO) não está fechada. O local está passando por uma reestruturação com o objetivo de proporcionar com excelência uma grade de cursos que atenda a demanda do mercado da região norte do estado de Goiás.

Referência nacional em educação para o trabalho, o Senac tem uma contribuição histórica para o desenvolvimento social e econômico do Brasil, em especial junto ao Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Em Porangatu, a instituição atua há mais de 20 anos, ofertando cursos nos segmentos da Beleza, Gestão, Idiomas e Saúde. Nos últimos cinco anos, a unidade registrou 1.545 alunos, sendo que 717 dos estudantes foram matriculados no Programa Senac de Gratuidade (PSG).

A responsabilidade pela educação profissional dos trabalhadores brasileiros é do Estado. Como instituição de direito privado aberta a toda a sociedade, o Senac oferece sua contribuição ao país na qualificação para o Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – e é uma contribuição de absoluta relevância. Dois terços da arrecadação compulsória da instituição são destinados a cursos gratuitos, garantindo amplo acesso à população. E os números são expressivos.

É válido ressaltar que o Senac está sempre à disposição para parcerias de entidades públicas e privadas. Hoje, a unidade educacional em Porangatu está ofertando cursos de educação à distância e em breve será lançado mais um edital do PSG com mais de 2 mil vagas para o município e região.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui