A cidade de São Miguel do Araguaia, no norte goiano, registrou 41ºC nesta segunda-feira (16). A temperatura foi a mais alta do Brasil, segundo o (Inmet). De acordo com o Inmet, para fazer essa classificação foram consideradas as temperaturas registradas até as 16 horas desta segunda (16). Não há previsão de chuva para a cidade de São Miguel do Araguaia nos próximos dias.
A cidade no norte goiano sofre com a falta de chuvas e o calor intenso. No início de setembro, reportagem do g1 mostrou que dois botos ficaram encalhados por conta do baixo nível de água de um rio, no Povoado de Luiz Alves.
O rio é um dos principais acessos ao Rio Araguaia. Ao g1, o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Lisboa, afirmou que o problema ocorreu devido ao assoreamento do lago, na parte que deságua no Araguaia. O assoreamento acontece quando há acúmulo de terra, lixo, pedras e outros materiais no fundo do lago.
Cidades dos estados do Tocantins, Maranhão e Pará também foram citadas pelo órgão; veja abaixo o ranking completo.
São Miguel do Araguaia (GO) – 41ºC
Alto Parnaíba (MA) – 40,7ºC
Formoso do Araguaia (TO) – 40,6ºC
Araguaçu (TO) – 40,4ºC
Lagoa da Confusão (TO) – 40,3ºC
Santana do Araguaia (PA) – 40,3ºC
Baixa umidade
O órgão também informou as cidades com o menor índice de umidade do ar. Neste ranking, quem lidera é a cidade de Araguaçu, no Tocantins, com 10% de umidade. Duas cidades goianas foram citadas na 4º e 6º posição: Goianésia e Porangatu, com 12% e 13%, respectivamente.
O Inmet emitiu quatro alertas para Goiás nas últimas semanas. Três deles envolvem a baixa umidade do ar no estado, considerada de grande perigo, e uma última por perigo potencial de chuvas intensas para os próximos dias. Entre as cidades que podem ser afetadas estão: Mineiros, Jataí, Rio Verde e vários outros.
Fonte: G1