Sarau com a renomada Pianista Rosamábile Marques abre a VI Edição do Projeto Papo Cultural

487

Aconteceu na noite de sábado, 22, na bicentenária casa da Família Taveira, praça da Igreja Matriz São José, a VI Edição do projeto Papo Cultural em Niquelândia.

O Sarau, a contou com a presença da pianista internacional Rosamábile Marques de Jesus que brindou o público com um amplo repertório que variou da música clássica ao popular.

A musicalidade de Rosamábile, proporciona uma verdadeira viagem ao maravilhoso mundo musical, através das composições de Ludwing van Beethoven, Franz Liszt, Charlie Chaplin, Astor Piazanolla, Carlos Gardel, Frank Sinatra e dos brasileiros Toquinho, Vinicius de Morais e Tom Jobim, além de fascinantes temas de filmes como Airport Love Theme, Chariots of Fire, dentre outras preciosidades. Enfim, as “mãos de fada” da talentosa pianista, proporcionaram uma memorável e inesquecível noite niquelandense.

A programação do Sarau foi abrilhantada por uma seleta declamação de poemas pela produtora cultural Ana Mathilde, resgate da história local por Paulo Helder Martins e apresentações musicais com o cantor Barbosinha.

Esteve presente no Sarau, o presidente da Academia Porangatuense de Artes e Letras, escritor Euclides de Souza, o Goianinho, que presenteou a Comissão Organizadora da Acalnorte com o Box GOIÁS + 300 e com o livro Poetas de Angatu – Edição Comemorativa dos 30 Anos (1991 – 2021).

O projeto Papo Cultural surgiu em 2017 através de uma reunião que contou com a participação de Ana Mathilde, do Historiador Paulinho Helder e membros da Família Taveira, visando conscientizá-los a restaurar uma antiga casa da família. Motivados pelo entusiasmo do projeto Papo Cultural, os familiares reuniram-se e deram início à reforma da casa que em breve tornou-se em um belo cartão postal do núcleo histórico da cidade.

A casa da familía Taveira e a cultura dos Josefinos

Construída no século XIX, por volta de 1810, pelo coronel José Joaquim Francisco da Silva, esse passou a casa por herança em 1896, ao filho Coronel Paulo Francisco da Silva que era casado com Theodolina Taveira e Silva. Com o falecimento do coronel Paulo Francisco da Silva e posteriormente de sua esposa Theodolina, em 1943, seu filho Marcelo Francisco da Silva doou esta casa à sua sobrinha Aracy Curado Taveira, casada com Theóphilo José Taveira, que residiam na casa desde 1927, passando a seus descendentes em 1991.

Com 213 anos de história, a Casa da Família Taveira é um importante berço cultural do Estado de Goiás. Nasceu nesta casa, no dia 24 de agosto de 1907, o professor Colemar Natal e Silva, que foi um dos mais importantes intelectuais goianos de todos os tempos. Foi Advogado, jurista, professor, memorialista, pesquisador, ensaísta, cronista, escritor, conferencista, pensador, intelectual, jornalista e ativista.

Colemar Natal e Silva é filho da Eurídice Natal e Silva e Marcelo Francisco da Silva. Seu pai é natural de São José do Tocantins, atual Niquelândia. O bacharel Marcelo Francisco da Silva, foi um dos “Josefinos”, mais ilustres. Foi deputado federal, vice governador de Goiás, juiz federal e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás.

Descendente Josefino, são os filhos de São José do Tocantins que nasceram antes da publicação do Decreto Lei Estadual nº 8.305, de 31 de dezembro de 1943, que alterou o nome da cidade para Niquelândia.

O projeto Papo Cultural, tem o objetivo preservar a cultura dos descendentes Josefinos, conscientizando-os do papel de preservar as raízes da cidade e promover o sentimento de pertencimento. Outro viés, é garantir interação dos intelectuais da cidade com nomes expressivos da cultura goiana, a exemplo da cantora Maria Eugênia que participou de uma das edições.

Acalnorte

Academia de letras, artes e ofícios da mesorregião Norte do estado de Goiás (Acalnorte) – Colemar Natal e Silva, foi uma proposta que surgiu em 2018 através do programa Líder do SEBRAE, onde o escritor niquelandense Paulo Helder Martins (Paulinho), propôs a criação de uma entidade que fosse capaz de articular o desenvolvimento integrado da cultura como braço forte do eixo turismo da região Norte.

Existe algumas entidades que fomentam a cultura na região como a Associação dos Amigos da Cultura de Niquelândia, Associação das Congadas de Niquelândia e Irmandade de Santa Efigênia, que são entidades que trabalham pela valorização da cultura local. Em Uruaçu existe a Academia Uruaçuense de Letras e em Porangatu, a Academia Porangatuense de Artes e Letras.

Nessa proposta, a Acalnorte, representa uma entidade capaz de representar a força da cultura da mesorregião norte de Goiás, democratizando o acesso à informação ao saber e à cultura. Já foi criado um estatuto e uma lista de patronos que prestaram uma folha de serviços ao norte e ao estado de Goiás.

No estatuto consta 51 cadeiras que poderão ser preenchidas por pessoas ligadas às letras, às artes e ofícios cartorários da região. A data de fundação da Acalnorte está prevista para o dia 24 de agosto de 2023 que é justamente a data de nascimento de Colemar Natal e Silva, que se estivesse vivo estaria completando 116 anos. A noite de implantação será no sábado, dia 26 de agosto.

Como as demais academias, a Acalnorte, terá sócios efetivos, sócios beneméritos, sócios honorários e sócios correspondentes. A entidade estará disposta a promover o resgate da cultura e da história do Norte do Estado de Goiás, incluindo edições de livros, preservação do folclore, do patrimônio histórico e arquitetônico, estimulando edições de eventos nas áreas da literatura, música, dança, teatro, cinema, escultura, artesanato e artes plásticas, objetivando a divulgação das artes do norte goiano.

O projeto Papo Cultural de Niquelândia, surge para reascender a cultura do Norte de Goiás e conta com o irrestrito apoio da Academia Porangatuense de Artes e Letras (APALE). O projeto busca apoio da Associação dos Municípios do Norte Goiano (AMUNORTE) e das demais entidades já estruturadas da região Norte de Goiás.

Euclides de Souza Goianinho – Presidente da Academia Porangatuense de Artes e Letras

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui