Sinal de internet 5G é ativado em 19 cidades goianas

Um ano após início da liberação da quinta geração de internet no país, Goiás possui antenas instaladas com o sinal 5G para Campinorte e Mara Rosa no norte do estado

263
Governador Ronaldo Caiado participou, em março, de encontro com prefeitos para orientar sobre implantação da internet 5G

Com apoio do Governo de Goiás, 19 cidades goianas concluíram a ativação do sinal de internet 5G, com oferta de velocidade de navegação mais rápida. O avanço, um ano após o início da liberação do sinal no país pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é resultado de parceria ente entre Estado e municípios para atração de operadoras e adequação da legislação para instalação de antenas.

Atualmente, Goiás possui cerca de 380 antenas instalas com sinal ativo da internet 5G. Os municípios são Água Lindas de Goiás; Alto Paraíso de Goiás; Anápolis; Aparecida de Goiânia; Caçu; Caldas Novas; Campinorte; Catalão; Formosa; Goiânia; Goiatuba; Gouvelândia; Itumbiara; Luziânia; Mara Rosa; Novo Gama; Pires do Rio; Rio Verde e Valparaíso de Goiás, contemplando as regiões Sul, Norte, Centro e Leste do estado.

O avanço tem sido acompanhado pela Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), que realiza eventos para orientar prefeituras, conforme determinação do governador Ronaldo Caiado. “Goiás está se tornando um centro de inovação e conectividade, abrindo portas para o futuro digital e impulsionando o desenvolvimento. O sinal 5G propiciará avanços na educação, saúde, segurança pública, agronegócio e oportunidades de emprego”, pontua o secretário Adriano da Rocha Lima.

A Política Estadual de Estímulo à Implantação de Tecnologias de Conectividade Móvel – Lei Estadual nº 21.774, aprovada em janeiro deste ano, traz diretrizes para a correta e padronizada implantação da quinta geração da internet. Segundo o titular da SGG, a medida possibilita uma harmonia entre as regras vigentes para acelerar o processo de interesse das operadoras para investirem em um estado “mais moderno, resolutivo e menos burocrático”.

Liberação
Além das 19 cidades goianas que possuem sinal de 5G ativo, a Anatel liberou, no mês passado, a ativação do sinal em outros 82 municípios. O processo depende do interesse das operadoras, que devem apresentar ao poder público um projeto de implantação, além da emissão de licenças, entre outras etapas. As empresas Claro, TIM e Vivo — vencedoras dos lotes nacionais do leilão do 5G — podem oferecer o serviço aos seus clientes.

A lista de cidades que estão liberadas para usar o 5G, assim como a legislação pertinente e o passo a passo para prefeituras estão disponíveis no site https://goias.gov.br/5g. Para o acesso, o usuário precisa ter um aparelho de celular habilitado para a nova tecnologia e estar na área de cobertura.

Foto: Secom

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui