Vanuza Valadares garante Instituto Federal Goiano para Porangatu

A prefeita Vanuza Valadares afirmou sua alegria em vivenciar essa grande conquista para Porangatu: o sonho se torna realidade com a chegada do campus avançado do IF Goiás.

517
A prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares, garantiu Instituto Federal Goiano para a cidade.

A prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares (UB) participou nesta manhã de terça-feira (12), da cerimônia de divulgação dos 100 novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que contempla o município administrado pela prefeita e que vinha há algum tempo buscando viabilizar a instalação do Intituto.

O decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e além de Porangatu, cria oficialmente as unidades em Quirinópolis e Cavalcante no Estado de Goiás, além de outras 97 em todo o País. A iniciativa vai gerar 140 mil novas vagas, majoritariamente de cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, também participou da cerimônia e afirmou que os recursos já estão assegurados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com investimentos de R$ 3,9 bilhões. A prefeita Vanuza Valadares afirmou sua alegria em vivenciar essa grande conquista para Porangatu: o sonho se torna realidade com a chegada do campus avançado do IF Goiás.

“Agradeço de coração ao Governo Federal e ao nosso presidente Lula por ouvirem nosso pedido e tornarem isso possível. Quero expressar minha gratidão também ao nosso amigo Deputado Federal José Nelto e à Reitora do IF Goiano, Oneida Rigion e também ao senador Jorge Kajuru que estiveram ao nosso lado em cada batalha, em cada viagem, em cada reunião. Meu compromisso é com cada cidadão porangatuense, e juntos vamos continuar trabalhando para o desenvolvimento e a educação de nossa cidade”, externou Vanuza.

HISTÓRICO

Em 29 de dezembro de 2008, o então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 11.892, criando 38 Institutos Federais. Até 2002, o Brasil tinha 140 escolas técnicas. Nos Governos Lula e Dilma, houve a maior expansão da história da Rede Federal, que é formada pelos IFs; pelos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets); pelas Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais; e pelo Colégio Pedro II.

Foram criados 422 campi entre os anos de 2005 e 2016, sendo 214 entre 2005 e 2010, além de 208 entre 2011 e 2016. Nesse período, também foram entregues ou incorporadas à Rede outras 92 unidades. Atualmente, são 682 unidades e mais de 1,5 milhão de matrículas.
Com os novos 100 campi, a Rede Federal passa a contar com 782 unidades, sendo 702 campi de IFs.

Secom – Prefeitura de Porangatu

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui