Como representantes da população de Porangatu, os vereadores participam das ações, realizações e eventos da cidade. Neste mês de junho, a Câmara Municipal se fez presente em diversos eventos entre eles a inauguração da ampliação da Unidade Prisional Regional de Porangatu (UPRP). Neste ato estiveram presentes os vereadores Carlos Augusto, Cleoci do Salão e Geraldo Santa Rita.
Na oportunidade também estiveram presentes a prefeita da cidade, Vanuza Valadares, autoridades civis, militares e eclesiásticas. Após descerramento da placa os presentes foram convidados pelo diretor prisional, o policial penal, Ailton Guerra, para uma visita nas dependências da unidade para conhecerem as melhorias que foram executadas.
Ailton, destacou que a reforma e ampliação visa a humanização do sistema prisional de Porangatu para os educandos e servidores públicos da unidade.
Também neste mês, os vereadores prestigiaram o evento de entrega de casas financiadas que contam com subsídios públicos, através do Programa Pra Ter Onde Morar – Crédito Parceria do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). A solenidade da entrega aconteceu no Residencial Paranaiba, onde entregaram 218 moradias.
Presentes os vereadores Emivaldo do Santana, Carlos Augusto, Geraldo Santa Rita e Clodoaldo Santinelo, prefeita Vanuza Valadares, presidente da Agehab, Alexandre Baldy e do secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales.
O Crédito Parceria é um programa da Agehab, com subsídio oferecido pelo Governo de Goiás para abater na entrada ou financiamento do imóvel, que pode ser somado aos valores do programa federal Minha Casa Minha Vida. O restante do valor é financiado pela Caixa Econômica Federal.
Para usufruir do programa, o beneficiário deve comprovar renda de até 3 salários mínimos; não ter imóvel e nunca ter sido beneficiado em programa habitacional; possuir núcleo familiar com pelo menos 2 integrantes; comprovar vínculo com o município onde será concedido o benefício de, no mínimo, 3 anos e, finalmente, cadastro aprovado pela Caixa para financiamento do saldo devedor. As parcelas do financiamento começam a ser pagas quando o beneficiário receber as chaves do imóvel.
Outra questão que requer atenção especial é a Saúde. Conhecedores disto, durante Sessão Ordinária, o Vereador Geraldo Santa Rita (MDB), apresentou requerimento para que seja encaminhado expediente ao Poder Executivo, no intuito que sejam adotadas as medidas necessárias para a implementação de uma sala estruturada dentro de cada unidade ESF para uso das equipes de ACS de Porangatu.
Segundo justificativa do vereador Geraldo, os Agentes Comunitários de Saúde, desempenham um papel fundamental na atenção básica à saúde, atuando na promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento de pacientes. Para o bom desempenho de suas atividades, é essencial que os ACS disponham de um ambiente de trabalho adequado, que proporcione conforto, segurança e organização.
Fonte: Ascom