Diferente do que as fakenews tentaram e continuam tentando propagar de que o governador Ronaldo Caiado teria recebido o Hospital Regional de Uruaçu pronto ou semi-pronto, ou de que não queria o colocar pra funcionar porque teria o nome da mãe do ex-governador Marconi Perilo, a realidade é que Caiado convocou a imprensa em julho de 2019, para que juntos com ele pudessem visitar toda a unidade e registrar que por trás de tapumes, praticamente metade da obra não estava concluída e havia pavilhões com diversas salas inacabadas, além de faltar diversos equipamentos para que a unidade pudesse funcionar.
Na oportunidade, o governador anunciou que a previsão de entrega do hospital era pra acontecer até o final de 2020, o que não pode acontecer, em virtude de direcionar todos os esforços na luta contra a pandemia do novo coronavírus, mas aconteceu logo em seguida, neste sábado (13) quando a unidade entrou em funcionamento.
Neste primeiro momento, foi preparado para ser o oitavo Hospital de Campanha, com 186 leitos para tratamento da Covid-19, em Uruaçu. Após o fim da fase crítica da pandemia, a unidade funcionará como hospital geral para atendimento de urgência e emergência, além de ambulatório e maternidade.
O Governo de Goiás investiu R$ 117 milhões na construção do Hospital de Enfrentamento à Covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN), com 68 leitos de UTI e 118 de enfermarias. A unidade possui equipamentos de última geração e dará suporte 100% ao tratamento da doença e é considerada a maior obra na área da saúde da região.
“O Hospital de Enfrentamento à Covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN) é unidade com padrão entre os melhores do país”, destacou o governador Ronaldo Caiado, acompanhado do secretário de Estado de Saúde, Ismael Alexandrino, durante inauguração, ressaltando que uma das determinações é o atendimento humanizado.
Outra conquista de Caiado foi ampliar o número de leitos para o enfrentamento da Covid-19. Quando recebeu o Estado do governo anterior, só haviam 254 leitos de UTIs na rede estadual que agora passa a contar com 856 leitos de UTIs ao todo. “O dia de hoje é uma referência para aquilo que sempre foi uma marca do meu governo: a regionalização da saúde”, afirmou.
A obra foi retomada em fevereiro do ano passado com o apoio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). No local, um tomógrafo de 64 canais, aparelhos de raios X e ultrassonografia, entre outros equipamentos para acompanhamento e diagnóstico dos pacientes. Para atender a demanda por oxigênio do hospital, um grande tanque para armazenamento do gás também foi instalado.
Para agilizar o início dos atendimentos, a organização social Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), responsável pela gestão da unidade, realizou parcerias com empresas especializadas na assistência à saúde, nos moldes da implantação do Hospital de Campanha para Enfrentamento do Coronavírus de Goiânia (HCamp Goiânia).
Apelo
O governador Ronaldo Caiado e o secretário de estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, destacaram que o funcionamento do hospital é um dia histórico para a região norte e para o Estado de Goiás, mas lembraram que a luta contra a Covid19 é diária. “Vamos continuar nossa luta contra a Covid-19. Esse novo vírus é muito mais violento, mais transmissível e mais letal do que o primeiro que enfrentamos no ano passado”, explicou.
Também participaram da solenidade de inauguração o presidente da Goinfra, Pedro Sales, prefeito de Uruaçu, Walmir Pedro; a diretora-geral do hospital, Anamaria de Sousa Arruda; o diretor administrativo e financeiro, Leandro Barbosa; o diretor técnico, Emilio Pena; e o superintendente de relações institucionais da Agir, Sérgio Daher.