Inaugurado em 2006 durante a gestão da prefeita Marisa Santos, o Memorial Serra da Mesa foi um marco para a cidade de Uruaçu, no norte de Goiás. Com a proposta de preservar e divulgar a história da região, especialmente a importância da Serra da Mesa e do Lago que leva seu nome, o espaço se tornou um símbolo cultural local. No entanto, nos últimos anos, o Memorial permanece fechado para o público, gerando incertezas e preocupações sobre seu futuro.
A atual gestão sob comando do prefeito Machadinho iniciou um processo de limpeza e manutenção para em breve começar a reforma do local. “O Memorial foi idealizado com o objetivo de ser um ponto de encontro para turistas, moradores e estudiosos da nossa história e nós não podemos deixar essa estrutura, esse legado morrer”, expressou Machadinho.
O local abrigava exposições sobre a formação do Lago Serra da Mesa, um dos maiores reservatórios artificiais do Brasil, além de exibir a cultura da região, desde os povos indígenas até a chegada do homem moderno. Também eram destacadas as características ambientais e a biodiversidade do cerrado.
O secretário de Cultura, Dhones Rodrigues, lembrou que na época de sua inauguração, o Memorial teve grande importância para o fortalecimento do turismo e da identidade cultural de Uruaçu, contribuindo para a valorização do patrimônio histórico e natural da cidade. A expectativa era de que o espaço se mantivesse como um ponto turístico essencial para quem visitasse o município, promovendo não apenas a história, mas também a conscientização ambiental.

Gestão empenhada na limpeza, reforma e reabertura
Nos últimos anos, no entanto, o Memorial Serra da Mesa está fechado para visitação. A situação gerou frustração entre os moradores, que ainda lembram da importância que o Memorial teve na cidade, e para os turistas que visitavam Uruaçu com a esperança de conhecer mais sobre a rica história local.
O fechamento do Memorial Serra da Mesa é visto por muitos como uma perda para o município, especialmente considerando o potencial turístico da região. O Lago Serra da Mesa é um dos maiores pontos de interesse de Uruaçu, sendo um destino popular para quem busca lazer e contato com a natureza. O Memorial seria uma extensão natural desse turismo, agregando valor cultural à visitação.
Apesar do fechamento, há um movimento crescente na gestão de Machadinho para reverter esse cenário em parceria com o deputado federal José Nelto que destacou que o legado do Memorial não se resume apenas à sua história, mas também ao impacto que ele teve na valorização da cultura local.
O diretor de Cultura Marco Átila lembrou com carinho do período em que o Memorial esteve aberto ao público. “É uma pena que o espaço tenha ficado fechado por tanto tempo. O Memorial foi um projeto importante para mostrar ao mundo a nossa história e as nossas raízes. Uruaçu tem muito a oferecer, e o Memorial era uma vitrine disso e, juntos, nós vamos resgatar esse local”, concluiu Átila.
Com o José Nelto envolvido não dá em nada, enquanto estiver tudo bem o projeto é as verbas é dele, se der algo errado ele nega tufo e coloca a culpa nos outros.
Patrimônio que deve ter o cuidado ímpar, grande legado que só nós temos, resgata a riqueza de todo bioma do cerrado e traz a importância no desenvolvimento cultural, mineral e educacional de nossa região.
Parabéns a todos gestores e líderes, por atender o anseio da sociedade local nesse renascimento do Memorial Serra. da Mesa.