Durante visita técnica ao Hospital de enfrentamento à Covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, para vistoriar o andamento da implantação da unidade, na manhã deste domingo (28), o governador Ronaldo Caiado declarou durante coletiva à imprensa que o primeiro paciente está previsto para ser atendido a partir do dia 08 de março, segunda-feira.
“Eu só inauguro porque vai funcionar ou porque está funcionando. Então, a partir do dia 08, se Deus quiser, estaremos recebendo o primeiro paciente. Hoje é uma visita de vistoria, eu estou aqui com meu secretário (de Saúde – Ismael Alexandrino), presidente da Goinfra (Pedro Sales), todos eles pra nós vistoriarmos essa estrutura, como também com toda equipe técnica da empresa. Então, essa é uma visita para podermos darmos o start que a partir do dia 08 começaremos a abrir os leitos e receber as pessoas contaminadas pela Covid19”, pontuou Caiado.
O local já está sendo preparado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) e tem capacidade para 118 enfermarias e 68 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). O hospital será referência para casos suspeitos e confirmados da infecção pelo coronavírus que necessitarem de internação neste momento de pandemia e ficará de legado para a população goiana após a fase crítica da crise sanitária.
No ano passado, a atual gestão estadual retomou as obras da unidade, que foram conduzidas pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). Mais de 100 operários trabalharam no empreendimento para acelerar a execução. Com um terreno de 63.241,10 metros quadrados, o local tem uma área construída de 33.292,02 metros quadrados. Somente na construção, o investimento do Governo de Goiás foi de mais de R$ 115 milhões.
Além de leitos de enfermaria e UTI, a unidade contará com toda estrutura de exames para dar suporte às pessoas com a Covid-19. Já foram instalados um tomógrafo de 64 canais, aparelhos de raio-X e ultrassonografia, entre outros. Após essa fase delicada da pandemia, o local funcionará como um hospital geral com perfil de urgência/emergência e terá estrutura para a realização de cirurgias, leitos de UTI, enfermaria e ambulatório.