A Faculdade Impacto Porangatu realizou nesta quarta-feira (28), a Cerimônia do Jaleco – uma celebração tradicional que acontece em diversas universidades pelo Brasil e em outros países.
Durante a celebração, ocorre a entrega do jaleco branco para cada acadêmico dos cursos da área de saúde, sinalizando o começo da vida profissional. Os alunos recebem dicas, com atenção às dúvidas mais comuns que aparecem entre eles, como os lugares e os horários corretos para usá-lo durante as aulas e durante outras atividades.
O evento simboliza o caminho da jornada de cada futuro profissional, sendo um momento para pensar sobre a importância de formar novos profissionais para cuidar da população. Durante a celebração, os estudantes se comprometem a cumprirem suas obrigações com responsabilidade e respeito.
O jaleco representa a atuação na área de saúde, com todos os seus ideais de pureza nas ações, na organização, na eficiência e na transparência desses serviços prestados, conforme explicou o diretor, Mazulk Reis.
“A cerimônia do jaleco é uma forma de mostrar para toda a comunidade o compromisso do aluno para com a formação e sua futura profissão. Nesse caso, o EPI representa o comprometimento com as obrigações, a responsabilidade e o respeito. Ele é a proteção e o cuidado, durante a transição na vida acadêmica para a realização de um sonho, concretizado em conjunto com os professores”, disse o diretor.
Para a prefeita de Porangatu, convidada de honra, essa ação é um símbolo da primeira vitória de muitas, tanto para os estudantes, quanto para seus familiares. “Se trata de uma premiação pelos vários anos de muitos estudos e sacrifícios que os alunos enfrentam ao longo do curso”, lembrou a prefeita.