Força-tarefa do PAA Goiás estará em Porangatu AMANHÃ nesta quinta-feira (13/7)

Na reta final do prazo de inscrições, servidores da Seapa e da Emater poderão tirar dúvidas e auxiliar agricultores familiares no cadastramento de propostas para fornecimento de alimentos.

558

Equipes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) estarão em Porangatu, nesta quinta-feira (13/7), para orientar e incentivar a participação de agricultores familiares no Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA Goiás 2023). A atividade será realizada na Câmara Municipal, a partir das 9 horas.

O PAA Goiás 2023 está na reta final do recebimento de propostas. O prazo se encerra na próxima terça-feira (18/7).

Desde o último dia 3, uma força-tarefa Seapa-Emater tem percorrido os municípios goianos para divulgar o PAA Goiás 2023. “Estamos fazendo uma grande mobilização para levar orientações e estimular o maior número possível de cadastros ao PAA Goiás. Agora é a vez de Porangatu. Queremos que todos os interessados estejam lá pra participar”, destaca o secretário Pedro Leonardo Rezende, titular da Seapa.

O PAA Goiás 2023 prevê a aquisição de produtos hortifrutigranjeiros de agricultores familiares na modalidade Compra com Doação Simultânea. Uma vez aprovada a proposta, o alimento deve ser entregue pelo produtor, no prazo estipulado, diretamente a uma entidade social cadastrada pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Esta instituição fica responsável por repassar o produto a uma família carente.

Diferentemente da edição anterior, realizada em 2021, o PAA 2023 conta exclusivamente com recursos estaduais, oriundos do Fundo de Proteção Social de Goiás (Protege). A previsão é investir R$ 12 milhões no programa, com limite de pagamento de R$ 15 mil por proposta.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) são gestoras da iniciativa, em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), via Goiás Social.

Edital
O Edital do Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de Goiás (PAA Goiás) está disponível nos sites oficiais da Seapa e da Emater: www.agricultura.go.gov.br e www.emater.go.gov.br. O documento traz todos os detalhes do processo de candidatura e seleção das propostas ao PAA 2023, bem como condições de participação no programa, tabela referencial de preço por produto e modelos de formulários.

Além da força-tarefa nos municípios, técnicos da Emater estão à disposição dos produtores nos escritórios locais em mais de 200 municípios goianos para auxiliar no preenchimento e no envio eletrônico da documentação. Posteriormente, eles também serão responsáveis por acompanhar o recebimento dos produtos.

As entidades sociais também devem se cadastrar para participar do PAA como beneficiárias recebedoras dos alimentos. A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) é responsável por tirar dúvidas e cadastrar as candidatas. Já a classificação e a seleção tanto de produtores quanto de entidades estão a cargo do Grupo Gestor da Política Estadual de Compra da Agricultura Familiar (GG-Pecaf).

Mais informações: https://www.agricultura.go.gov.br/programas-e-projetos/paa-estadual.html
Atendimento para entidades: OVG/Banco de Alimentos (62) 3206-5881 / (62) 98223-0703
Atendimento para produtores: Emater (62) 3201-2300 / (62) 99977-6316

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui