
Durante patrulhamento pela BR-153, nesta sexta-feira (23), próximo a Barraca do Queijo, a equipe do Batalhão da Polícia Militar Rural visualizou um veículo Fiat Palio de cor azul, parado na entrada de uma propriedade rural em atitude suspeita.
Ao proceder a abordagem e busca pessoal e veicular foi localizado uma arma de fogo de fabricação caseira (garrucha) calibre 36, a qual estava acondicionada dentro da bolsa no banco traseiro do veículo. Já no porta malas foi encontrado 29 dúzias de Minhocuçu acondicionadas dentro de dois sacos de pano.
Diante dos fatos os três homens e os objetos apreendidos foram encaminhados para a 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Porangatu.
PROIBIÇÃO
A minhocuçu consta na lista do Ibama e é protegida por lei ambiental, pois possui importante função ecológica nos ecossistemas naturais e preservação dos solos. A comercialização, transporte e/ou utilização dessa espécie só pode ser feita com autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e do ICMBio.
FISCALIZAÇÃO
A Polícia Militar Ambiental tem aumentado as ações de fiscalização desta espécie que já resultou em várias aplicações de multas.
De acordo com o portal keepfishing, entre essas multas está uma de 95 mil reais em setembro de 2020 e outra, este ano de, 7 milhões de reais pela apreensão de cerca de 14 mil unidades de minhocuçu.