
Com apenas 20 anos de idade, o goleiro profissional Kauan Afonso já enfrentou muitos desafios segurando as investidas adversárias e até sendo responsável por momentos cruciais que definiram resultado de uma partida.
Sua jornada profissional no futebol iniciou aos 15 anos em um projeto social da Prefeitura de São Sebastião Da Grama (São Paulo), sua cidade natal. O atleta tem passagem por Coritiba de Sergipe (SE), Associação Desportiva Itaboraí (RJ), Independente de Simão Dias (SE), Esportiva Guaratinguetá (SP), Sumaré Atlético Clube (SP), Internacional da Paraíba (PB) e por fim, Monte Cristo (GO).
No futebol, a posição de goleiro é muitas vezes vista como um dos papéis mais desafiadores. Mas, fora das quatro linhas do campo, Kauan enfrenta o maior desafio de sua vida: A intensa batalha contra a depressão e ainda uma lesão no quadríceps.

“Estava no Monte Cristo, e de repente me vi sem vontade de treinar, meio abalado, tendo crises. Tinha dia que era difícil até levantar da cama, até hoje é na verdade. Pra completar também sofri uma lesão no quadríceps que me afastou um pouco mais do futebol. Devido essas duas situações, tive que voltar pra casa pra fazer o tratamento! Tem sido muito difícil pra mim”, desabafou o goleiro.
O goleiro frisou que a depressão não escolhe o momento, não escolhe pessoas, classe social, e que seus efeitos, nem sempre são visíveis. Mas, como a função de um goleiro vai muito além da última linha de defesa, da liderança em campo e da responsabilidade por organizar a defesa e até mesmo iniciar jogadas ofensivas com passes longos e precisos, Kauan decidiu falar sobre a depressão e a fase difícil.
“E resolvi falar, me abrir sobre o assunto, pois quem sabe assim, motiva alguém, algum atleta também que esteja passando por isso, que esteja passando por um momento difícil e me motive também. Porque, mesmo eu fazendo o que mais amo na vida que é jogar futebol, sempre me sentia sozinho e o futebol, se tornou algo pesado pra mim. Mas, o que eu quero mesmo é me recuperar fisicamente e mentalmente, voltar a jogar e mostrar a todos minha recuperação”, finalizou o jovem Kauan.