Mineradora analisa fechamento e preocupa população de Niquelândia e Barro Alto

426

Nesta quinta-feira (16/05), os representantes da empresa mineradora Anglo American se reuniram com o prefeito de Niquelândia, Dr. Fernando Carneiro, e outras autoridades do município para esclarecer algumas notícias referentes a empresa estar enfrentando uma crise que poderia ocasionar em uma paralisação temporária ou a venda das operações no Brasil.

A Anglo American anunciou nesta terça-feira (14/05), uma reestruturação global que inclui a venda de diversos ativos. A organização informou também que irá desmembrar a subsidiária Anglo American Platinum, se desfazer da unidade de diamantes De Beers, vender ativos de coque e reavaliar a operação de níquel. O foco da companhia será em cobre, minério de ferro de alto teor e fertilizantes.

Em comunicado interno, a empresa comunicou os funcionários das unidades de Niquelândia e Barro Alto que irá reavaliar o negócio de níquel devido a uma crise no cenário de preços. A produção de níquel se tornou mais barata na Indonésia devido ao domínio das mineradoras chinesas, resultando em uma queda de 40% nos preços do minério em 2023. A Indonésia, com 50% das reservas mundiais de níquel, reduziu custos operacionais e de mão de obra, pressionando outras mineradoras a reavaliar suas operações globais.

Ainda em comunicado interno, a Anglo American destacou que estão sendo iniciados estudos para avaliar alternativas como uma paralisação temporária ou venda das operações. Até o momento, a companhia não tomou uma decisão final e as operações continuam normalmente. A possível paralisação ou venda pode ter um impacto significativo na economia de Niquelândia e Barro Alto, além dos funcionários que dependem da mineradora.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui