Deputados Aqui, da Alego, leva serviços essenciais à Porangatu

178

Os trabalhos da 20ª Legislatura não param e no próximo dia 24, um sábado, ocorrerá no município de Porangatu a primeira edição do programa Deputado Aqui de 2024. O programa, que teve origem no antigo Alego Ativa, tem por objetivo aproximar o Poder Legislativo da população com a oferta de serviços, disponibilizados gratuitamente.

Em entrevista à TV Alego, o diretor de Participação Popular da Casa, Max Menezes, lembra que o Deputados Aqui é um mutirão da Alego, realizado com diversas parcerias em prol da sociedade e estabelece um contato direto entre o Poder Legislativo e a comunidade local. “Nós rodamos pelo Estado e em 2023 realizamos quatro edições. No próximo dia 24, estaremos na cidade de Porangatu e nossa equipe já está pela cidade, divulgando, promovendo cursos preliminares. É um trabalho com várias parcerias, como a Defensoria Pública, Sesc Visão e tantos outros parceiros”, informa.

Serviços essenciais

Menezes ainda pontua que, ao visitar os municípios goianos, fica evidente que é alto o número de pessoas com dificuldades em resolver problemas relativamente simples. “O que chama atenção, quando rodamos o Estado, é que encontramos um grande número de pessoas com dificuldade para resolver problemas que, para quem vive na Capital, são fáceis de solucionar. Então, o Deputados Aqui é uma oportunidade em levar os serviços essenciais aos municípios, de modo que a comunidade não precise se deslocar para outras cidades ou para Goiânia. Além disso, é um momento onde o deputado pode prestar contas de seu trabalho à população e ouvir as demandas da região”, destaca.

Parcerias

Uma das parcerias firmadas para a realização do programa é com a Defensoria Pública Estadual (DPE). Mayara Batista é subdefensora pública e, em entrevista à TV Alego, ela conta que a atuação da instituição é na prestação de assistência jurídica integral e gratuita para a população em situação de vulnerabilidade. “Algumas famílias não têm condições de arcar com os honorários de advogados particulares e, nas cidades onde a DPE não possui unidade fixa instalada, nós levamos os serviços essenciais através desses programas itinerantes, como os Deputados Aqui.”

Assim, Mayara observa que a DP estará presente com os serviços de homologação de divórcio, soluções para união estável, reconhecimento de paternidade, inclusive com teste gratuito de DNA, além de emissões de certidões de casamento, óbito e documentação básica, como RG, CPF inclusive de outros estados da União. Outros serviços que serão ofertados são o atendimento médico nas áreas de cardiologia e nutrição, com a equipe médica da Diretoria de Saúde da Alego, atendimentos oftalmológicos realizados pelo Sesc Visão, oferta de vagas no mercado de trabalho, com o programa estadual Mais Empregos, e serviços levados pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).

Outros serviços estarão disponíveis para a população da cidade, como por exemplo atendimentos na área de saúde, com atendimento médico, odontológico e aferição de glicemia e pressão arterial, cursos de capacitação e aperfeiçoamento para o mercado de trabalho, serviços de estética, como cortes de cabelo para homens e mulheres, recreação para as crianças e apresentações culturais com artistas locais. 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui